Prefeitura e Sebrae capacitam futuros fornecedores da administração pública

Revista O Lojista - edição 158 - página 25 - 01/12/2017

A Prefeitura de Volta Redonda, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), promoveu no dia 22, o Curso de Capacitação de Fornecedores para a Administração Pública, realizado na Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda). O treinamento foi ministrado por um consultor do Sebrae e reuniu cerca de 80 pessoas interessadas em se tornarem fornecedores da administração municipal e demais órgãos públicos.

Os empresários puderam conhecer mais sobre como funciona o edital de prestação de serviço para a prefeitura, sobre o pregão eletrônico, além dos benefícios da micro e pequena empresa que fornece para o poder público. “Esse curso é uma ação do programa Cidade Empreendedora, onde o Sebrae trabalha todos os capítulos da lei geral, dentre eles o Compras Governamentais. O objetivo é culminar em um trabalho que a gente já fez dentro da prefeitura, com análise dos editais e desburocratização para pessoas que queiram ser fornecedoras da administração pública”, explicou a coordenadora regional do Sebrae, Ana Lúcia Lima.

O prefeito Samuca Silva ressaltou o trabalho feito pela administração pública para melhorar a aquisição de produtos e serviços, como a adoção do pregão eletrônico, e lembrou também que o município já economizou mais de R$ 6 milhões com a implantação da Central Geral de Compras (CGC).  “Estamos trabalhando para dar modernidade, celeridade e oportunizar uma nova Volta Redonda no quesito compras. Quero garantir a vocês que a cidade tem um processo muito transparente de aquisição. A nossa preocupação é privilegiar quem está aqui, os empresários de Volta Redonda e do Sul Fluminense em geral”, declarou Samuca Silva.

Teoria e prática destinadas a pequenos negócios nas compras públicas

No período da manhã, o treinamento contou com apresentação do Sebrae e do coordenador da Central Geral de Compras da prefeitura, Eli Alves da Silva, além do programa Compra Mais (que visa a ampliação no número de micro e pequenas empresas como fornecedoras do estado e dos municípios do Rio). A parte teórica contou ainda com assuntos sobre Lei de Licitações e Contratos, Pregão Presencial e Eletrônico, entre outros. À tarde foi feita a aplicação prática do treinamento, distribuída em quatro etapas: Oportunidades; Riscos e Direitos; Licitação; Contrato / Empenho.

Fonte e fotos: Prefeitura de Volta Redonda