Rodac comemora 55 anos de funcionamento neste mês

Revista O Lojista - edição 154 - página 13 - 08/08/2017

Fundada em 20 de agosto de 1962, a Rodac foi a primeira concessionária Volkswagen a se instalar na região, iniciando suas atividades em Barra Mansa, onde permaneceu até 1969, quando sua sede passou para o atual endereço em Volta Redonda, no bairro Ponte Alta. Em novembro de 1986, a empresa foi comprada pela família Noel, que permanece à frente dos negócios até hoje.

A atual administração, composta pelos irmãos Sérgio Peccini Noel e José William Peccini Noel, e pelo seu filho, Leandro Schwartz Noel, começou em julho de 2004 e, dois anos depois, a equipe conseguiu expandir os negócios: a unidade Angra dos Reis foi fundada. Depois do sucesso desta aquisição, em março de 2007 a unidade Barra do Piraí foi adquirida pela família. Neste ano, a Rodac comemora seus 55 anos de funcionamento, um marco carregado de história, inovação e conquistas.

O LOJISTA: Quais são as vantagens de empreender numa concessão?
Leandro: A gente pode empreender levando uma marca de grande influência mundial, ou seja, não precisa criar a marca do veículo. Com a concessão, a gente representa a Volkswagen na região, com a nossa própria marca. Outra vantagem é receber padrões que temos que seguir, pois não precisamos criar os processos, as montadoras mandam isso pronto. Além disso, existe uma lei que regula a venda de automóveis e diz que todo o processo de compra de um veículo precisa ser feito por meio de uma concessionária.

O LOJISTA: Quem é o público-alvo?
Leandro: Em sua maioria, pessoas de 19 a 70 anos, mas, eu diria que são todas as pessoas que querem se locomover. A gente sempre pensa que o público é maior de 18 anos, mas recentemente nós vendemos um carro para um menino de seis anos. Foi ele quem escolheu o carro para ser dirigido por um motorista particular e levá-lo a todo lugar. Então, isso quebrou um pouco o paradigma. Além desse, nosso público também são todos os que têm um carro e que precise de manutenção, já que trabalhos com serviços voltados para autos.

O LOJISTA: Qual é o seu objetivo para os próximos anos?
Leandro: As tecnologias mudam muito rapidamente e nós ouvimos muito falar de carro elétrico e carro autônomo. O nosso objetivo é estar sempre à frente dos concorrentes em se adaptar ao novo modelo de negócio. Hoje, aqui no Brasil, é muito difícil saber quando isso vai acontecer, de fato. Por isso, precisamos ficar sempre atentos ao que está acontecendo no mercado em fornecer os produtos e serviços demandados pelos nossos clientes. Temos o desafio do carro elétrico, do autônomo e o do compartilhamento.

O LOJISTA: O aniversário da Rodac está chegando aí. Vai ter alguma comemoração especial?
Leandro: Vamos estar com diversas ofertas na parte de pós-vendas (oficinas e reparos em geral). Além disso, No dia 19 de agosto, vamos ter um encontro de veículos antigos Volkswagen, aqui na nossa sede.

O LOJISTA: Qual é a importância em ser um associado CDL-VR?
Leandro: Hoje, no corpo de diretores da CDL Jovem, eu tenho um contato com o comércio local e isso traz uma sintonia, pois mostra uma oportunidade de verificar a demanda e agir de acordo com ela. Além disso, temos acesso mais rápido às leis e às novas informações, pois a CDL sempre prepara caravanas para participar de assembleias.