Central de empregos atende empresários para contratação temporária

Revista O Lojista - edição 154 - página 9 - 08/08/2017

O segundo semestre chegou e a preocupação de contratações temporárias para o final de ano já começou também. Nesta edição de O LOJISTA, a psicóloga da CDL-VR, Cristiane Guedes, conta sobre a importância de se planejar com antecedência o processo de contratação, para que, no fim, o empregador encontre a pessoa ideal para a vaga.

A antecipação e o planejamento são fundamentais. Segundo a psicóloga, permite que se tenha mais tempo para procurar um profissional ideal e adequado. “Quando fica para última hora, nós não vamos achar o profissional pronto, porque ele vai ter seu tempo de adaptação, que é natural. Ele vai ter que conhecer os produtos, o processo, o atendimento e o perfil da empresa”, alertou.

Cristiane disse que o melhor em programar com antecedência é poder trabalhar melhor o candidato, fazer uma integração mais adequada, colocá-lo a par do perfil, da missão da empresa e dos produtos que ela trabalha. “É legal que o empresário olhe sua empresa com um planejamento, uma estratégia. Se ele está sentindo que está aquecendo o mercado, é melhor fazer uma mensuração de quantas pessoas vai precisar. Se for o caso, o melhor é o contrato efetivo mesmo”, explicou.

Mas, para fazer uma seleção efetiva, é necessário que o empregador preencha corretamente um formulário, para que a psicóloga saiba o perfil ideal. “Este formulário nos mostra as características pessoais e profissionais requeridas. Nós entendemos que os lojistas têm a vida muito corrida, mas preenchê-lo é um ganhar de tempo. Caso contrário, eu posso enviar candidatos que não sejam adequados para as expectativas do empregador”, contou.

Para quem quer se planejar, Cristiane recomenda que a empresa envie o formulário preenchido em outubro. “Com o empregador sinalizando sua necessidade, eu vou ter muito tempo para achar o perfil adequado. Eu, inclusive, chamo os empresários para fazerem uma seleção junto comigo. Primeiro, faço uma triagem, chamo os candidatos e nós analisamos juntos. Com tempo, dá para fazer isso”, falou.

Há três anos ajudando no recrutamento de profissionais

Lançada em julho de 2014, a Central de Empregos da CDL-VR, exclusiva para associados, auxilia empresas especializadas em comércio e serviços no recrutamento e seleção para as vagas em aberto. Para preencher o formulário, basta acessar o site da CDL-VR (www.cdlvr.org.br), por meio de seu computador, tablet ou celular.