Volta às aulas gera lucro às papelarias

Revista O Lojista - edição 154 - página 8 - 08/08/2017

A volta às aulas não traz às papelarias apenas aumento em vendas no início do ano, mas também, no segundo semestre. Mesmo em menor escala, a procura por miudezas, como lápis, canetas e borrachas tem uma significativa taxa de aumento, que pode chegar a 30%. Por isso, os lojistas iniciam a preparação do estoque e exposição de produtos em julho, para melhor atender o cliente.

Quando chega o meio do ano, muitos alunos e professores procuram a papelaria mais próxima para repor os materiais que quebraram ou acabaram. Por conta disso, na papelaria Avenida, por exemplo, o aumento das vendas chega a 30%, começa na última semana de julho e se estende até a metade de agosto.

Córa Monteiro, proprietária da Papelaria Avenida disse que é necessário um reforço no estoque, nesta época. “É preciso repor canetas, lápis, borrachas, apontadores, grafites, corretivos e cadernos, todas estas miudezas. Nós fazemos de tudo para que nossos clientes saiam satisfeitos por encontrar todo o material procurado”, acrescentou.

Já na papelaria Artmania, o foco é fazer uma disposição de materiais diferenciada para que o cliente possa encontrar facilmente os produtos. “A gente costuma fazer um planejamento de estoque no início do ano, então, agora é só colocar os produtos em locais de maior visibilidade e aumentar a quantidade deles nas estantes”, citou o proprietário, Luismar Lacerda.

Segundo Luismar, o aumento na procura vai até o fim de agosto. “E são sempre os mesmos produtos, que, na loja, tem uma seção justamente para esses produtos. Porque sempre tem alguém que quebrou uma régua, ou gastou a borracha e o lápis, então procuramos deixar bastantes produtos à disposição”, contou.