FLUXO DE CAIXA

Revista O Lojista - edição 153 - página 27 - 10/07/2017

*Geni Rivelo da Fraga

Independente do porte da empresa, a utilização de controles financeiros, é indispensável no dia a dia de qualquer segmento de negócio. Os controles financeiros e ferramentas de gestão se tornam imprescindíveis para sobrevivência e crescimento de qualquer tipo de empresa, que deve evoluir de forma saudável financeiramente, a fim de vencer os crescentes desafios de mercado.

A empresa, que possui uma gestão financeira eficiente, sabe direcionar suas ações e buscar o alcance dos objetivos a curto e médio prazo. Com a adoção de alguns simples controles financeiros é possível obter informações do quanto de recursos o negócio vai precisar para se manter no mercado.

Várias ferramentas podem ser utilizadas como auxílio na elaboração do planejamento financeiro de uma empresa.

Uma delas é o Fluxo de Caixa, que se trata de um instrumento gerencial básico, uma planilha capaz de auxiliar na previsão do resultado do caixa da empresa,  por meio de registros das vendas (sejam à vista ou a prazo) e das despesas, ou seja, todos os pagamentos  a serem realizados, sempre considerando um determindado período de tempo, que pode ser por uma semana, um mês, etc.

As principais funções do fluxo de caixa são: acompanhar e planejar as entrada e saída de recursos do caixa, controlar o capital de giro (aquele valor necessário para manter a empresa funcionando por um determinado período de tempo), estudar a viabilidade de um projeto antes de sua execução, identificar o volume de recurso a ser solicitado a instituição financeira no caso de necessidade de crédito, possibilitar uma visão antecipada do saldo de caixa, se vai haver sobra ou falta de recursos, entre outras.

Desta forma, o fluxo de caixa é considerado uma ferramenta indispensável na gestão da empresa, pois auxilia o empresário a tomar decisões sobre a situação financeira da empresa, por meio de análises e planejamento de ações conforme as projeções do negócio, uma vez que é possível visualizar as entradas e saídas de dinheiro, num determinado período de tempo, minizando desta forma, os riscos de colocar a empresa numa situação financeira difícil.

Não dá pra brincar de ser empresário!

A gestão financeira de uma empresa deve ser cuidadosamente planejada, executada, acompanhada e avaliada. Evite surpresas!

* Geni Rivelo da Fraga é analisa do Sebrae/RJ – Volta Redonda, graduada em Administração de Empresas pela  Universidade Severino Sombra com MBA Executivo em Gestão de Negócios com Ênfase em MPE - FGV