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Procura por peixe na Quaresma ajuda aumentar vendas do setor

Revista O Lojista - edição 150 - página 28 - 31/03/2017

A venda de pescado e frutos do mar durante a Quaresma, que começa na quarta-feira de Cinzas e se estende até a Semana Santa, aumenta em mais de 30%. A tradição católica é secular e seguida pelos fiéis, que reduzem o consumo de carne neste período. Além de ser um hábito religioso, a escolha de peixe também é uma opção mais saudável, segundo os nutricionistas, por ser menos calórica e rica em ômega de três. Neste período, os católicos aumentam o consumo do pescado, mas que, segundo os especialistas, poderia ser um cardápio a ser adotado ao longo da vida.



O setor de peixarias está otimista com o movimento e procura trazer novidades que agradem tanto aos clientes quanto aos novos consumidores. Este é o caso da Mar de Angra. Jairo Martins Gonçalves, proprietário da empresa, disse que as vendas de suas duas peixarias resultam em quatro toneladas por semana, mas esse número aumenta bastante nesta época do ano. “Depois do Carnaval, com a Quaresma, o aumento das vendas já começa a subir para cerca de 30 a 40%, bem acima do movimento de outras épocas do ano”, disse. 

Para se destacar no mercado durante a Semana Santa, Jairo contou que ele costuma pedir para os pescadores um tubarão inteiro para ser vendido nas lojas. “A expectativa esse ano é que vamos vender bastante, procuro sempre ser otimista apesar da crise”, concluiu ele.



Já para quem prefere não ir para a cozinha, principalmente, no feriado da Sexta-Feira da Paixão, os restaurantes especializados em peixes são a grande pedida. No Paulo do Peixe, por exemplo, o proprietário Wagner Lima Peres disse que o número de clientes também chega a aumentar de 30 a 40%. “O que mais pedem aqui na empresa é o salmão, o badejo, a tilápia e o pintado na brasa, que também tem bastante saída”, contou.

Com o aumento de vendas focado na Semana Santa, as novidades trazidas para o Paulo do Peixe são as promoções, de segunda a quinta-feira, mas que, por conta da Sexta-feira Santa, são prorrogadas. “A gente procura manter o cardápio que a gente já tem. Os clientes assíduos já conhecem nossos pratos, então eles vêm com o pedido na cabeça”, concluiu.

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Agência Interagir