Contador – profissional estratégico

Revista O Lojista - edição 150 - página 27 - 31/03/2017

* Leandro Cunha Glória

O profissional da contabilidade vem se destacando cada vez mais como um parceiro imprescindível na gestão das empresas. Todo o trabalho intelectual e estratégico na tomada de decisão para a escolha do melhor regime tributário para a necessidade de cada empresa, entender e acompanhar diariamente a complexa legislação tributária necessita da assessoria de um profissional capacitado.

Com o desenvolvimento tecnológico e as exigências mercadológicas este profissional vem assumindo posições estratégicas dentro das empresas tendo participado ativamente nas decisões junto aos gestores.

Sua área de atuação é diversificada podendo atuar em auditoria, perícia judicial e controladoria. Atua também no setor do Direito Societário desenvolvendo processos desconstituição, alteração, fusão, cisão e encerramento de empresas, elabora demonstrações contábeis e avaliações patrimoniais.

O trabalho está pautado em normas brasileiras e internacionais de contabilidade. A “matéria prima” para o bom desempenho de suas funções é baseado na documentação e informações repassadas pelos gestores e sócios das empresas. Qualquer tipo de omissão poderá acarretar prejuízos fiscais, tributários e até penais.

A contratação de um profissional de Contabilidade, ético, competente e comprometido com o desenvolvimento dos negócios de seu cliente é um caminho importante para tomada de decisões do empresário.

A contabilidade feita com transparência reflete que a empresa está comprometida com a ordenação das finanças, registrando seus atos e fatos, acompanhados de toda a documentação devida.

A profissão vem ganhando destaque e reconhecimento da sociedade devido sua importância. Desta forma, o contabilista e considerado um profissional de relevância no cenário internacional, cujo trabalho quando exercido com responsabilidade profissional, obediência à lei e ética, tem forte influência para a sociedade, respaldando e garantindo as decisões que interferem diretamente na vida das pessoas e empresas.

*Leandro Cunha Glória é contador e presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Volta Redonda (Aescon-VR)