Com natação em alta, aumenta procura por aulas e cursos superiores

Revista O Lojista - edição 150 - página 22 - 31/03/2017

No dia 8 de abril é comemorado o Dia da Natação e, com o clima cada vez mais quente e a população cada vez mais preocupada com a saúde, a procura por este esporte aquático tem aumentado a cada ano. O público é bem variado, formado por pessoas com das mais diferentes idades. Em 2017, a procura pela natação aumentou 50% frente aos anos anteriores. A demanda foi tanta nos cursos em Volta Redonda, que foi necessária a abertura de novas turmas e professores para atender à lista de espera.

A natação é um dos esportes mais completos que se pode praticar. Ao fazer natação são trabalhadas as funções cardiovascular e cardiorrespiratória, além dos músculos “A natação dá uma sensação de prazer, auxilia com a autoestima, combate o estresse e a obesidade. É um esporte para todas as idades. Tem inúmeros benefícios”, explicou Christiane Pançardes, professora de natação e atividades aquáticas do Centro Universitário UniFoa.

No Clube dos Funcionários, por exemplo, há turmas para crianças a partir de três anos de idade. De acordo com Rodolfo Conceição, professor de natação do Clube, a instituição já contou com um aluno com mais de 70 anos de idade. “Nós temos pessoas com mais de 65 anos nadando conosco, porém a faixa etária que há uma maior procura é de 6 a 10 anos de idade”, contou.

Na maioria das vezes, os interessados procuram as aulas para que criem uma independência e segurança quando estão em um ambiente aquático (piscinas, praias, cachoeiras). Outro motivo também é o auxílio no tratamento de doenças crônicas como bronquite e asma e também para corrigir desvios de postura.

Toda esta demanda acarretou em um aumento de 50% na quantidade de alunos no Clube dos Funcionários. “Com o passar dos anos e com os grandes eventos em nosso país, como as Olimpíadas, por exemplo, aconteceu uma grande explosão esportiva não somente na natação, mas em outros esportes também. Dessa forma tivemos que abrir novas turmas e disponibilizar novos horários aos interessados”, contou o professor.

Apesar de ser um esporte mais praticado no Verão, a procura pela natação em todas as estações do ano tem despertado o interesse de futuros profissionais. “Os alunos do UniFoa têm se mostrado muito interessados em seguir carreira. Hoje, na educação física, a natação é uma das áreas que mais abrem vagas devido à grande demanda e à necessidade de melhor atendê-la”, disse Christiane.