Volta Redonda começa a participar da lista de cidades que aderiram ao Regin

Revista O Lojista - edição 149 - página 7 - 03/03/2017

A partir do dia 06 de março, a cidade de Volta Redonda irá participar doRegistro Mercantil Integrado, o Regin. O objetivo é agilizar paraempresários e futuros donos de empresas os processos empresariais com o governo de forma gratuita e informatizada. Além disso, com o sistema, os empresários vão conseguir fazer alterações contratuais e dar baixa em sua empresa em um único local e sem precisar sair de casa, ou do seu ambiente de trabalho.

O  Regin é um sistema que integra os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas, a Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual e as prefeituras. Ou seja, quem iniciar o processo de abertura de uma nova empresa não vai precisar mais de se deslocar até cada uma dessas instituições públicas para entregar a documentação e, após conseguir o Alvará de Funcionamento, ir novamente às instituições para a entrega do documento.

Marcos Vieira da Cunha e Vera Nunes, administradores do sistema Regin, na Prefeitura de Volta Redonda, disseram que a cidade é uma das últimas do estado a aderir ao sistema. Vera contou que o Regin mudou no dia 23 de fevereiro e se tornou híbrido. “Tem uma forma de fazer todo o processo via Certificação Digital, o que elimina 100% do papel. Você pode fazer o registro do seu contrato social, ou da sua firma individual, todo via internet, preenchendo os formulários e assinando através da Certificação”, afirmou Vera. A certificação digital é oferecida na CDL-VR.

Atualmente o sistema ainda aceita papel, mas isso por pouco tempo, pois todos os empresários vão ter que se adequar ao novo Sistema, devido à realidade digital. Mas, para isso, haverá um período de adaptação em que todos os empresários vão ter que fazer uma Certificação Digital individual, como pessoa física, antes de abrir a empresa.

Com o Sistema, recém implantado, a pessoa que estiver se estabelecendo vai ter um ganho fundamental: um menor tempo para já atuar com sua empresa.  “É uma via de mão dupla: o empresário atuando rápido e a prefeitura arrecadando rápido, então é bom para todo mundo”, explicou Marcos.

O administrador explicou que o objetivo da Prefeitura de Volta Redonda é torná-la uma cidade empreendedora. Para ele,garantir facilidade para abrir uma empresa é um convite para o crescimento do município. “Volta Redonda está bem localizada no mapa, entrar no Regin é um grande passo para abrir novas empresas e sair da crise”, contou.

A consulta técnica prévia para estabelecer um negócio em determinado local também foi algo que mudou com o Regin. O processo, que antes demorava meses, agora leva dois dias através do sistema. “Antes, para fazer a consulta, a empresa já tinha que estar aberta judicialmente, caso a prefeitura não aprovasse, você teria que voltar ao ponto de partida e gastar mais dinheiro. Hoje em dia existe a real consulta prévia”, explicou Vera.