Notícias

Criação do Observatório Social é lançada em Volta Redonda

Revista O Lojista - edição 149 - página 5 - 03/03/2017

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda, a CDL-VR, é uma das entidades empresariais que estão aderindo ao Observatório Social, que visa ajudar a pensar, planejar e acompanhar as ações do Poder Público. O objetivo é formar um braço do observatório na cidade, com a participação da sociedade, que passará a exercer a cidadania, de forma democrática e apartidária, contribuindo para melhoria da gestão pública. 

O lançamento aconteceu no dia 16 de fevereiro na sede da Associação Comercial e contou com mais de 180 participantes, entre eles, o presidente da CDL-VR, Adriano dos Santos. A palestra foi ministrada pelos fundadores do Observatório Social do Brasil (OSB),  Ney Ribas e Roni Enara. O grupo de trabalho já conta atualmente com 80 membros. 

“A adesão está sendo muito boa, sem que a gente precise de esforçar para convencer as pessoas. Os cidadãos de Volta Redonda tem se mostrado conscientes e se oferecido voluntariamente. Todos saíram encantados da palestra com o projeto e propostas do OS. Foi muito positivo. Agora, estamos dividindo os grupos por áreas de atuação”, acrescentou. O OS vai funcionar numa sede na Aciap-VR.

#galeria#

Além de mostrar como funciona o Observatório Social, também foi falado sobre a economia que para os cofres públicos com a recuperação de mais de R$ 1,5 bilhão que estavam sendo usados indevidamente e que conseguiram, por meio de ações, reverter para novos investimentos.  

Os observatórios sociais são organizados em rede, com coordenação geral do Observatório Social do Brasil (OSB), que assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos OS, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais. A Rede OSB está presente em mais de 100 cidades, em 19 Estados brasileiros. 

O presidente da CDL-VR, Adriano dos Santos, explicou que cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. "É um grupo formado por empresários, profissionais liberais, professores, estudantes, funcionários públicos e qualquer cidadão que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social”, comentou. Ele disse ainda que o Observatório Social prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos", explicou. 

Segundo ele, além disso, o Observatório Social atua em outras frentes, como:  A educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhara aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos. Também visa a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas.  

"Outro ponto é a construção de indicadores da gestão pública com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte”, acrescentou.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir