Prefeito Samuca Silva toma posse e fala de planos para primeiro mandato

Revista O Lojista - edição 148 - página 8 - 19/01/2017

A revista O LOJISTA entrevistou o prefeito Samuca Silva, sobre os projetos para o desenvolvimento econômico de Volta Redonda. Ele falou sobre Mobilidade Urbana, Geração de Empregos e mais diálogo com os empresários. Samuca tomou posse, no dia 1º de janeiro, junto com os secretários municipais, entre outros profissionais que vão cuidar da cidade nos próximos quatro anos. Confira a entrevista:

O LOJISTA: No seu plano de Governo, o senhor fala da Tarifa Zero Comercial. Como será esse projeto e quando pretende implantar?

Samuca Silva: Vamos primeiro organizar a casa (prefeitura), ver como está a atual situação financeira da prefeitura. A Tarifa Zero Comercial é um compromisso de campanha. Será uma empresa do município, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que vai interligar, inicialmente, quatro centros comerciais: Amaral Peixoto, Vila Santa Cecília, Aterrado e Retiro. Assim, vamos amenizar um problema antigo na cidade, o da mobilidade urbana. Todos saem ganhando: as empresas de ônibus, com mais pessoas utilizando o transporte coletivo; o meio ambiente, com menos carros na rua; o comércio, que terá maior movimentação e, sobretudo, a população, que terá mais agilidade e conforto na locomoção. Isso custará R$ 18 milhões por ano em manutenção. Os ônibus serão adquiridos pela prefeitura.

O LOJISTA: Com relação aos impostos, o que os empresários podem esperar?

Samuca Silva: Quero deixar bem claro que não vamos aumentar os impostos. Volta Redonda precisa é gerir bem o orçamento. Queimar a gordura e os excessos. Economizar com a Central Única de Compras, centralizar as Comissões de Licitação. Enfim, Volta Redonda precisa de gestor. Vamos escolher secretários que entendam de cada pasta. Menos políticos de carteirinhas, mais técnicos gestores.

O LOJISTA: O que o senhor pretende fazer para recuperar a economia de Volta Redonda que perdeu mais de 12 mil postos de trabalho só em 2016?

Samuca Silva: É um número muito alto e é um reflexo da crise econômica no país e do estado. Por consequência, atinge a nossa região. O que precisamos, volto a dizer, é diálogo com os setores produtivos de Volta Redonda. Criar uma agenda regional com os demais prefeitos. A Nissan, por exemplo, está em Itatiaia. Por que não receber empresas prestadores de serviços da montadora aqui em Volta Redonda. Em relação ao comércio, hoje Volta Redonda recebe consumidor de toda a região que vem consumir aqui. Temos que aproveitar bem isso. Outra ideia é reforçar o turismo de negócio na cidade. Uma delas é a Feira Livre de Volta Redonda. Pessoas não vão até São Cristóvão para comprar? Por que não vir até Volta Redonda. São maneiras positivas para aquecer a economia da cidade.

O LOJISTA: Quais as medidas para atrair as empresas?

Samuca Silva: Incentivos fiscais e parcerias com o governo estadual e a União. Volta Redonda possui dois pólos industriais que não abrigam empresas. É uma excelente área para receber empresas em Volta Redonda. A cidade está na beira da Rodovia Presidente Dutra, que liga os dois principais pólos industriais do país. O que precisamos é dialogar com o setor produtivo, os responsáveis pela geração de emprego. Dialogar não quer dizer submissão. Vamos também retomar o diálogo com a principal empresa da cidade, a CSN. Há décadas que isso não acontece.
Vamos firmar também parcerias com universidades e atrair, principalmente, empresa de tecnologia. Com o setor produtivo, vamos fazer diálogo para retomar a economia.

O LOJISTA: Pretende revitalizar áreas comerciais?

Samuca Silva: Vamos ver como está a atual situação financeira de Volta Redonda para depois estudar essa possibilidade.