Notícias

Novo presidente da CDL-VR quer ampliar serviços e capacitação de empresários

Revista O Lojista - edição 148 - página 14 - 26/01/2017

Adriano Pereira dos Santos é o novo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) para o biênio 2017/2018. Empossado em janeiro, ele já tá trabalhando com os novos diretores para ampliar os serviços prestados pela entidade. Ele tem 38 anos, é casado e tem uma filha. Atualmente, é presidente de uma rede de farmácias na região, a Drogaria Retiro. Adriano é formado em farmácia, com pós-graduação profissional em Gestão Empresarial. 

O empresário conhece bem a CDL. Ele fez parte da primeira diretoria da CDL Jovem e depois passou para a Executiva, onde, na última gestão, foi primeiro vice-presidente. Adriano vai dar continuidade a todos os trabalhos e planeja oferecer aos empresários mais capacitação profissional e acesso a informações que possam ajudar no desenvolvimento de negócios, como ferramentas de gestão e gerenciamento de dados.  Confira a entrevista com o novo presidente.



O LOJISTA:  Como presidente mais jovem da CDL-VR, o que o senhor acredita ser importante para o desenvolvimento de um empreendedor?

Adriano Pereira dos Santos: Conhecimento. O empresário precisa conhecer o próprio negócio, seus funcionários, as melhores ferramentas de trabalho para gerar economia e dar mais visibilidade à empresa. Não basta ser só dono. Tem que ser gestor, saber dirigir, gerenciar e ouvir os funcionários para ter um bom planejamento de trabalho. Um empresário que não tem conhecimento sobre o que faz ou sobre o cenário econômico ou produtos que vende acaba não evoluindo como profissional e deixando a empresa parada no tempo. Isso pode ser fatal para os negócios.

O LOJISTA:  Com base nessa necessidade de conhecimento, um dos seus projetos como presidente é justamente ampliar essa capacitação profissional para os empresários?

Adriano: Isso mesmo. Hoje já temos muitas palerstras, cursos, eventos como workshop. Um bom exemplo é o Programa Capacitar, que tem uma agenda mensal de qualificação do setor empresarial numa parceria com o Sebrae. Queremos ampliar essa capacitação. Trazer temas que incentivam o fomento dos negócios e também crie mais facilidades para a administração dos negócios, como ferramentas que podem ajudar no gerenciamento de dados e a buscar economia para a empesa. Estamos pensando e analisando o que vai ser mais interessante e queremos ouvir os empresários sobre o que eles mais sentem necessidades. Existem software que podem ajudar e muito no processo de gestão e que muitas empresas não conhecem ou não usam por acharem que são muitos caros, mas desconhecem o custo-benefício deles, por exemplo. Vamos buscar parceria para que as empresas, desde os microempreendedores individuais até às redes da nossa cidade tenham acesso a esses serviços ou informações com baixo investimento. Precisamos capacitar mais mão de obra, que é escassa no nosso ramo, focando no aperfeiçoamento do atendimento, porque, ele é quem fideliza e traz o cliente de volta. 

O LOJISTA: O senhor também pretende ampliar os serviços oferecidos pela CDL-VR aos associados?

Adriano: Sim. Nossa diretoria já está buscando informações para que a  CDL-VR possa ser o melhor suporte para o empresariado. Hoje, já oferecemos a Central de Empregos, que faz de graça o recruamento e seleção de trabalhadores para o setor comercial. Temos a Consultoria Jurídica, que ajuda em questões de processos, principalmente, de ações trabalhistas. Temos a Certificação Digital, que tem o melhor preço da cidade. Além dos convênios com planos de saúde e outras empresas que oferecem descontos. Sem falar do principal serviço, que é a consulta ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito. Queremos melhorar esses e buscar outros que possam agregar ainda mais o que já oferecemos. Os projetos ainda estão sendo definidos e serão divulgados ao longo da nossa gestão. 

O LOJISTA:  A Diretoria Executiva também passou por uma renovação.

Adriano: Buscamos novos diretores com novas ideias porque é sempre ter um olhar diferente, de fora para que novos projetos possam ser pensados, discutidos. Todos os diretores de gestões passadas foram sempre muito comprometidos com a CDL e a classe lojista. Somos muito gratos a todos em especial aos que ajudaram a construir a entidade, os que não estão mais entre nós e os que passaram para o Conselho ou que preferiram seguir outros desafios. Cada um teve e tem um papel fundamental no desenvolvimento da entidade para um atendimento melhor aos nossos associados, que são o motivo de todo o nosso trabalho. 

O LOJISTA: O senhor participa ativamente do Fórum Empresarial, desde a criação dele no ano passado, além de reuniões com o Poder Público sobre assuntos relacionados à segurança e outros assuntos relacionados ao comércio. Na sua gestão, essas participações vão ser intensificadas?

Adriano: Com certeza. Estamos num momento político e econômico muito delicado em todo o país, mas acredito que estamos em consonância com o município, que tem um prefeito bem jovem, cheio de novas ideias e que traz uma proposta de diálogo com as entidades empresáriais e outros representantes da sociedade. Não queremos só ficar de ouvintes. Queremos participar, propor, sugerir e ajudar quando for preciso. As entidades estão unidas por um projeto de crescimento para Volta Redonda. Acompanhando esse trabalho, pude ver que a união realmente nos torna mais fortes e é isso que buscamos: fortalecer o setor produtivo cada vez mais e repreendendo tudo aquilo que pode se tornar um entrave para isso, como leis que sobrecarregam os empresários, criando taxas ou dificultado a abertura de empresas ou levando ao fechamento de outras. O setor produtivo é que faz uma cidade, um estado ou um país crescer. As empresas precisam ser vistas como aliadas e não como inimigas. E queremos mostrar como podemos ser os principais incentivadores desse crescimento. Estamos aberto para o diálogo não só com o Poder Público, seja no Executivo ou Legislativo, assim como para nossos associados, empresários em geral e para a socidade, desenvolvendo também nossos projetos sociais.  

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir