Novo presidente da CDL Jovem fala sobre desafios e objetivos para sua gestão

Revista O Lojista - edição 148 - página 18 - 19/01/2017

Gilberto Paiva, publicitário e proprietário do Supermercado Paiva, avançou em 2017 mais um degrau de sua trajetória na diretoria da CDL Jovem de Volta Redonda. O empresário, que ocupou a cadeira de vice-presidente na última gestão, pretende usar todo o aprendizado dos últimos quatro anos para dar continuidade a projetos já estão em curso e também realizar novas ações e campanhas em prol do setor do comércio e serviços do município. Em entrevista exclusiva à revista O LOJISTA, o novo presidente falou sobre o desafio de assumir o cargo, as novidades e projetos para o biênio que já começou com muito trabalho.

O LOJISTA: Como você encara o desafio de assumir a presidência da CDL Jovem?

Gilberto Paiva: Em 2017, completo dez anos de CDL Jovem. Fui convidado pelo Marcelo Moreira, ex-presidente, e como havia assumido a empresa de minha família há pouco tempo na época, acabei aceitando como uma grande oportunidade de aprendizado. E estava certo. A CDL Jovem para mim é uma grande universidade. Presidir hoje essa entidade que tanto amo é uma grande honra, me sinto preparado pela casa para esse desafio. Encaro com a missão de desenvolver líderes, compartilhar conhecimento, apoiar o jovem empreendedor, contribuir com o social, conscientizar politicamente a nossa clase e, é claro, continuar aprendendo.

O LOJISTA: Quais são os principais projetos da sua gestão?

Gilberto Paiva: Manteremos todos os projetos sugeridos pela CDL Jovem Nacional, entre eles o DLI (Dia da Liberdade de Impostos) e o “Eu Curto Ser um Motorista Responsável”. Também vamos dar continuidade  aos já consagrados da CDL Jovem VR, como a “Feijoada Amigo Solidário”, o  “Dia da Mulher”, além do “Mostra Moda”, do “Circuito Gastronômico” e do Programa Capacitar, um ciclo de cursos e palestras em parceria com o Sebrae. Nossa diretoria tem o desafio de implementar novos projetos, dentre eles posso adiantar o Meu Sucesso tem História, onde empresários de sucesso do comércio local contam sua trajetória, o “Rodada de Negócios”, onde empresas apresentam seus produtos e serviços e fecham novas parcerias, e o “Selo Verde CDL Jovem”, sobre conscientização ambiental.

O LOJISTA: De que maneira a CDL Jovem pode contribuir para o setor do comércio de bens e serviços de Volta Redonda?

Gilberto Paiva: Um jovem talento empreendedor muitas vezes esbarra nas dificuldades de ser empresário nesse país e, sem apoio, acaba indo para o setor público ou outras carreiras. Sabemos que uma grande cidade precisa de um comércio forte, de serviços de excelência, que criem empregos, atraiam consumidores e gerem impostos. Queremos que esse jovem saiba que a CDL é a casa dele, aonde vai encontrar cursos, palestras e seminários para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de serviços como Consultoria Jurídica e Recursos Humanos. Vão saber como lojistas associados estão encontrando soluções para os mesmos desafios que ele está enfrentando.

O LOJISTA: Como a experiência de ter sido vice-presidente da CDL Jovem, na gestão de 2011/2012 e, na última gestão, pode ajudar no seu trabalho para 2017/2018?

Gilberto Paiva: Ter trabalhado junto a dois presidentes, Elida Reis e Leonardo Almeida, durante suas gestões, foi uma experiência muito enriquecedora. Juntos desenvolvemos os projetos de sucesso que hoje estão estabelecidos no calendário da entidade e colocamos a CDL Jovem Volta Redonda como uma das mais atuantes do país. Acompanhei de perto as dificuldades, as ações que foram chave para o sucesso do mandato e pretendo manter a mesma liderança participativa que a CDL Jovem teve nos últimos anos, aprimorando e inovando sempre.

O LOJISTA: A diretoria da CDL Jovem está de cara nova, com novos diretores. Como você enxerga essa renovação?

Gilberto Paiva: Este ano, colocamos em prática a ideia do vice-presidente Tebas Spinola: Convocar os jovens associados da CDL que gostariam de fazer parte da Diretoria Jovem a se inscreverem num processo de seleção. Dois diretores assumiram suas pastas através desse processo. Outros quatro foram convidados por terem se destacado pelo trabalho inovador que realizaram em suas empresas. Essa renovação oxigena a CDL Jovem, trazendo novas ideias e maior energia para a realização de nossas ações.

O LOJISTA: De que forma esta experiência poderá acrescentar na sua vida profissional?

Gilberto Paiva: Grande parte dos projetos e processos que apliquei em minha empresa, aprendi na CDL Volta Redonda, ou seja, participar desse grupo já acrescentou muito em minha vida empresarial. Liderar um grupo com tantos líderes e talentos em diversas áreas será um desafio novo para mim. Tenho certeza que, com essa responsabilidade, esses dois anos serão de grande aprendizado e desenvolvimento profissional e pessoal para todos nós.