Notícias

Boa expectativa com vendas de fim de ano deixa lojistas mais animados

Revista O Lojista - edição 146 - página 20 - 28/10/2016

O fim de ano já está aí! 2016 passou rápido! Chegou a hora de aproveitar o período de festas para vender mais. Os consumidores em busca de diversos produtos, desde artigos para a casa até os presentes de natal para a criançada passando, é claro, pela roupa de Reveillon, pois ninguém dispensa virar o ano com uma peça nova.  É por isso que tanto o setor do comércio quanto o dos serviços devem estar preparados para o aumento do movimento.

Alimentício: 

O setor alimentício, principalmente alguns ramos específicos, como o de padaria, tem um aumento expressivo no volume de vendas em função das Festas de Fim de Ano. Segundo Paulo Dinis, proprietário da Fábrica de Sabores Madrigal, nesta época do ano a empresa aumenta o estoque de produtos natalinos, ornamenta a loja com decorações típicas, tudo para entrar o clima do Natal.  Para ele, as vendas são reforçadas pelo pagamento do 13º salário. 



“Como nosso ramo é de alimentos, normalmente, o produto bem vendido no final do ano é o panetone com sua linha diversificada deste. Vendemos também cestas natalinas, vinhos, champanhe, bacalhau, amêndoas, nozes, castanhas e vários outros alimentos de época.  Apesar de ser um ano atípico, sempre encaramos esta época com grandes possibilidades de boas vendas, nos preparando sempre com produtos e um bom atendimento para nossos clientes. A cada ano que passa também mudamos para mostrar aos clientes todas as nossas novidades”, afirmou. 

Roupas e Acessórios: 

E quem é que não gosta de passar o Reveillon de roupa nova? O setor de vestuário, acessórios e sapataria são alguns dos que mais lucram com as vendas de final de ano. Na Pretinha Modas, localizada no Aterrado, os acessórios são os mais vendidos nessa época do ano. Para a proprietária Paula Maria Correa Senhorinho, a venda de bijuterias cresce porque o consumidor está em busca de uma lembrancinha para presentear as pessoas queridas. 



“Além dos acessórios, as peças da coleção Primavera-Verão saem muito. Estamos com uma ótima expectativa para o final do ano, pois as datas sazonais ajudaram a Pretinha Modas ao longo do ano. Principalmente nesta época, as pessoas fazem questão de passar as festas com uma roupa nova. Os já começaram a chegar, mas até dezembro eu estou viajando para trazer sempre uma novidade para as clientes. Funcionaremos em horário especial na semana que antecede o Natal para atender a demanda”, afirmou. 

Construção Civil: 

No setor de construção civil não é diferente. Segundo o empresário Giovanni Sampaio Duque, proprietário do Material de Construção Beira Rio, o 13º salário é o principal responsável pelo aumento de vendas em sua empresa. Para atrair o consumidor nesta época, ele investe em promoções e aumenta o estoque para atender a necessidade do consumidor. 

“Em nosso ramo de material de construção, as pessoas normalmente fazem uma pintura para entrar o ano novo com a residência mais nova ou bonita e também pequenos reparos como troca de armários, revestimentos, lustres e acessórios. Não existe crise! Essa data tem que ser a melhor possível, pois teremos que trabalhar bastante e incentivar o cliente a adquirir novos produtos demonstrando alegria e satisfação no atendimento”, contou.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir