Falar de tecnologia num tempo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas parece ser um tema que se torna obsoleto. Entretanto, pela primeira vez usamos a tecnologia em uma campanha de Natal, nos permitindo estar conectados com nossos clientes, oferecendo vantagens competitivas como nunca. Para falar sobre isso acho melhor começar do começo.
A campanha de Natal da CDL-VR já é tradicional e esperada pelos lojistas, prestadores de serviços e pelos consumidores que anseiam ganhar um dos prêmios oferecidos. Este ano, conseguimos juntar as CDL´s de Angra dos Reis, Barra Mansa, Resende e Volta Redonda num esforço conjunto para redução de custos e um planejamento integrado numa mesma campanha. Ganham as cidades, os lojistas e, principalmente, o consumidor.
Diferente dos anos anteriores, quando era necessário o preenchimento manual de cada cupom de maneira repetitiva para aumentar as chances, gerando um grande volume de papel descartado, o ano de 2016 inaugura uma nova fase, permitindo ao consumidor fazer um único cadastro de suas informações pessoais e concorrer aos prêmios nas cidades e comércios participantes. Sem contar que o meio ambiente ganha com menos papel em circulação.
Como funciona?
O consumidor vai até uma das lojas participantes, identificadas pela marca da campanha Natal de Prêmios, e informa o CPF e é pontuado pelo lojista que escolher o "formato digital" ou recebe das lojas que escolheram o “formato impresso”, um tíquete para que ele mesmo possa se pontuar no celular, no site ou em postos de troca identificados. Tudo muito fácil e interativo. Um tíquete é entregue a cada R$ 30,00 em compras, sendo o máximo de 20 tíquetes por compra.
Para acompanhar com quantos cupons está participando, o consumidor pode baixar gratuitamente o aplicativo CDL Clube de Vantagens.
Ao completar seu cadastro uma única vez e com a câmera do smartfone poderá ler o código de barras nos tíquetes da promoção que receber no comércio das cidades participantes. Automaticamente, esse tíquete é convertido em um cupom que será impresso na CDL da cidade onde fez a compra. A cada cupom impresso o consumidor é informado no aplicativo ou site e pode acompanhar em tempo real com quantos cupons está participando, sem o transtorno de ter que preencher os mesmos dados de CPF, endereço, telefone e todas as informações exigidas por lei para que possamos entregar a ele o prêmio no caso de ser sorteado.
Para todas aqueles que gostam de ver o sorteio, uma boa notícia. Todos os cupons impressos na grande urna serão reunidos em dois eventos ao vivo, em local a ser definido, no dia 29 de novembro e 26 de dezembro, com o sorteio dos prêmios simultaneamente em cada uma das cidades participantes. Uma grande festa que se repetirá no dia 27 de dezembro, quando o carro completo zero quilômetro conhecerá seu ganhador.
Oportunidade para lojista e consumidor
Para o consumidor, uma agradável viagem por cada cidade participante na ponta dos dedos, permitindo conhecer as lojas participantes, os shoppings que aderiram à campanha e as campanhas ativas, como o circuito gastronômico que é realizado simultaneamente com a campanha de Natal.
Para o lojista, uma ferramenta de marketing extraordinária, na qual ele poderá acompanhar suas vendas, controlar seu estoque de tíquetes, conhecer e salvar todas as in formações de seus clientes para um trabalho de CRM e fidelização, além de poder gerenciar a inserção de banners no site e aplicativo, também na ponta dos dedos, com agilidade e segurança.
Poderão participar associados e não-associados, com valores diferenciados, mas com as mesmas oportunidades de alavancar suas vendas. O sistema de gestão e impressão centralizada dos cupons na urna lacrada em cada CDL, de maneira automatizada, permitirá a funcionários e lojistas participantes concorrerem como consumidores desde que em outro CNPJ que não seja o do seu estabelecimento comercial cadastrado na campanha.
Os bons ventos do período natalino são esperados com ansiedade por todos e esse ano traz novas ferramentas que permitirão aos lojistas ampliar sua área de ação e aos consumidores mais controle e transparência da campanha, com grande premiação.
Acreditamos que valha à pena apostar na tecnologia e se cercar dos cuidados necessários para garantir que essas novas ferramentas sejam éticas, eficazes e que gerem mais valor para todos, já que está em nossas mãos essa escolha e nas pontas dos dedos os botões para acionar essa inovação.
* Jader Costa é diretor de Comunicação da CDL-VR e idealizador da nova campanha de Natal