No final de outubro é comemorado o Dia do Comerciário, esses profissionais que ajudam a movimentar a economia. Seja como vendedor, no atendimento ao cliente, na gestão, no setor administrativo, nas entregas ou na gerência, balcão, caixa, todos têm um papel fundamental no sucesso da empresa. Por isso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) resolveu prestar uma homenagem com essa reportagem a todos os comerciários pelo seu dia que é coração de uma empresa.
“Todos os colaboradores são a engrenagem principal de uma empresa, seja ela de qual segmento for. Você pode construir uma loja maravilhosa, com ótimos produtos, mas o bom atendimento, o comprometimento do colaborador com a empresa e com os clientes são a base do sucesso. Os comerciários merecem todas as homenagens nesta data, pelo trabalho tão importante que desempenha no dia a dia”, Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a Dorinha, presidente da CDL-VR.
Uma profissão que pode render bons frutos
A Ótica Especialista, localizada no subsolo do Pontual Shopping, foi fundada por três comerciários experientes. Zenite Silveira era vendedora, Maria de Fátima Fernandes era gerente, e Paulo Henrique de Souza era da área técnica. O vendedor Daniel Batista veio somar ao serviço de atendimento e aprender com quem tem muito a ensinar. Eles resolveram juntar o conhecimento que tinham no segmento de óticas e descobriram a veia empreendedora. A empresa foi aberta em maio e está atingindo os objetivos dos três empresários que têm mais de 30 anos de vivência no ramo do comércio.

“O atendimento hoje em dia é tudo no balcão. Um bom vendedor é alma do negócio. Se não tiver aquele sorriso aquele carisma, não adianta nada. Aí que entra o papel do comerciário no atendimento ao público. Desde o atendimento inicial até o acabamento do produto é feito por nós. Com isso, a gente consegue ter um ganho bem significativo. Além disso, o contato diário com o público é muito gratificante para nós”, afirmaram os empresários.
Na loja Decor Shopping Móveis, no Aterrado, o clima de família impera entre Jaime Kahane e seus colaboradores. Um bom relacionamento no ambiente de trabalho é fundamental para atrair a clientela que se sente mais à vontade em comprar num ambiente harmônico. Para ele, vender é criar um amigo. “Treinar a equipe para oferecer o melhor atendimento, para conhecer bem o produto que está vendendo é fundamental para fidelizar o cliente e, em contrapartida, sentir a satisfação de fazer um trabalho bem-feito”, comentou o empresário.

A auxiliar-administrativo, Amanda Gasparoni, trabalha na loja há dois anos. Para ela, trabalhar no comércio é fazer amizades todos os dias e estreitar os laços com os clientes que frequentam o estabelecimento. “Aqui no setor administrativo eu dou todo o suporte no pós-venda, na entrega, por exemplo. Mas eu lido diretamente com o público, o que é muito interessante pois estamos sempre aprendendo alguma coisa nova em contato com pessoas diferentes. É muito gratificante trabalhar no comércio, pois é ele quem move a nossa cidade”, afirmou.
Tem exemplos também de comerciantes que não abrem mão de serem comerciárias. Colocam a mão na massa. As irmãs Laís e Riani Garoti, por exemplo, resolveram comercializar roupas íntimas há dois anos em Volta Redonda. Elas perceberam que tinham talento para o comércio e havia um espaço para este segmento no município. Começaram vendendo de porta em porta e, em menos de um ano, inauguraram a primeira loja da CravoRosa Lingeries, que hoje funciona no bairro Aterrado. Elas procuram criar um ambiente diferenciado e tratar os clientes com toda a atenção para garantir a sua satisfação. As empresárias trabalham sozinhas e se desdobram entre todas as funções da loja.

“Por nós, fazermos tudo, desde a gestão da empresa ao atendimento, nós fazemos tudo com excelência, pois o sucesso da CravoRosa depende exclusivamente do nosso trabalho. Qualquer cliente que entra na loja será muito bem atendido. Procuramos pegar o contato com o cliente para fazer o pós-venda para satisfazer as suas necessidades, mas sempre respeitando a sua vontade. E assim criamos um vínculo com o cliente. O que mais vale no ato da venda, é o bom atendimento”, afirmaram.