Notícias

Executivos do SICOOB ES participam de intercâmbio na Europa

Revista O Lojista - edição 145 - página 20 - 07/10/2016

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de formação de seus dirigentes e buscando aprimorar a gestão das cooperativas que compõe o sistema estadual, o SICOOB ES promoveu, entre os dias 03 e 18 de setembro, uma viagem de intercâmbio à Europa para troca de experiências, conhecimentos de operacionalização, legislação, mercado e tecnologias. Participaram do Programa Internacional de Estudos sobre o Cooperativismo Europeu um grupo formado por 27 executivos do SICOOB ES, entre eles a gerente de mercado do SICOOB no Sul Fluminense, Giovana Simonaci; o diretor executivo, Eliomar Silva Torres; e o conselheiro Marcos Magalhães. 

Os executivos conheceram de perto o sistema de cooperativismo de crédito da Áustria, Alemanha e França. Uma das cooperativas visitadas foi a Crédit Agrícole (França), considerada a maior instituição financeira cooperativa do mundo. A França é hoje o país em que as instituições financeiras cooperativas apresentam maior participação no mercado financeiro. Através do Credit Agrícole (23% de participação no mercado), Credit Mutuel (15%) e do BPCE - Banques Populares e Grupo Caisse d’Epargne (22%), a participação de mercado das Sociedades Cooperativas atinge quase 70%.

“Durante o intercâmbio conhecemos o funcionamento das principais instituições que compõe o cenário do cooperativismo de crédito nestes países, observando as experiências de mais de um século de atuação. Através da troca de experiências e desse conhecimento obtido durante a viagem, pretendemos incorporar novas experiências ao cooperativismo local, visando o fortalecimento do Sistema SICOOB e do cooperativismo nacional”, ressaltou Giovana, lembrando que o cooperativismo de crédito surgiu na Europa, em 1852, na cidade Alemã de Delitzsch. 

#galeria#

Além do Credit Agrícole, o grupo visitou a Federação Nacional de Bancos Populares, a Confederação Nacional Crédit Mutuel e o Grupo Raiffeisen, este último responsável pela criação da primeira cooperativa de crédito rural, em 1862, na Alemanha e, em 1886, na Áustria. Hoje, as principais instituições cooperativas na Áustria são representadas pelo Raiffeisen Banking Group – RBG (originário do modelo Raiffeisen) e pela Associação Austríaca de Cooperativas (originária do modelo Schulze – Delitzsch). Juntas, somam 33% dos depósitos do país. 

Já a Alemanha é o país mais populoso da Europa, com 82 milhões de pessoas, seguida da França, com 66 milhões, e do Reino Unido, com 63 milhões. É o quinto país do mundo em expressão de cooperativismo financeiro e as cooperativas são “full banks”, o que significa que têm todos os direitos e as obrigações de qualquer banco (operações permitidas, supervisão, etc.). Contando com mais de 30 milhões de clientes, dos quais 17,7 milhões são sócios dos bancos cooperativos, em um país com uma população de 82 milhões de pessoas, tem-se mais de 35% da população operando com um banco cooperativo, fato que faz com que a participação nos depósitos totais do país esteja próxima de 20%. Já a participação no crédito rural é de 50% e de 35% nos créditos para pequenas e médias empresas.

O grupo de executivos ainda participou de um curso de imersão na conceituada Academia das Cooperativas Alemães (ADG), localizada em Schloss – Montabaur, no coração do Westerwald – Alemanha. Esta instituição é reconhecida internacionalmente como uma das principais escolas de negócios do mundo. “Através dessa viagem, pudemos constatar que o cooperativismo no Brasil está no caminho certo. O país conta com 1.109 cooperativas de crédito pertencentes a todos os sistemas ativos e 7,5 milhões de associados, que representam R$ 167,6 bilhões em ativos”, ressaltou a gerente de mercado do SICOOB no Sul Fluminense, Giovana Simonaci.

No entanto, Giovana destaca que o sistema de cooperativas de crédito ainda tem muito a crescer no país. “Hoje temos 4% da fatia do mercado financeiro, frente a quase 30% dos demais países. É uma economia que está em pleno crescimento, mas precisa ser mais divulgada e entendida pela população local. É um sistema que beneficia a economia local, pois o lucro é dividido entre os associados, fomentando novos negócios na região onde a cooperativa atua”, completou a gerente de mercado do SICOOB no Sul Fluminense.

O SICOOB é o maior sistema financeiro cooperativo do país. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, dentre outros. Ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados, na forma de divisão de lucros e benefícios de taxas e tarifas mais baixas. A cooperativa oferece ainda a seus cooperados a máquina de cartão de crédito e débito do SICOOB. 

Na região Sul Fluminense o SICOOB conta com quatro agências, duas em Volta Redonda, uma em Barra Mansa e outra em Resende, totalizando 2,8 mil sócios.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir