Ao contrário do que se possa imaginar, o São Cosme e Damião na caiu no esquecimento popular, a tradição de distribuir doces no dia desses santos ainda sobrevive na região. Mesmo em menor escala, a procura por doces, embalagens e artigos de festas aumenta em função da data. Por isso, os empresários iniciam a preparação ainda no mês de agosto.
Os empresários Edna e Sérgio Sereno, proprietários da loja Kypapel, contam que ainda há uma preparação especial do estabelecimento em função da data. Há uma dinâmica especial para os 45 dias que antecedem à data. “A gente espera passar o Dia dos Pais, e a partir desse momento foca em tudo que é referente a São Cosme e Damião. Trabalhamos a data desde os meados de agosto até o dia em que o dia é celebrado. O cliente busca comprar antecipado, por isso, já estamos com a loja abastecida com esses produtos”, contou Sérgio.
#galeria#
A grande novidade é que o Dia das Crianças tem sido uma continuidade do São Cosme e Damião, pois muitas pessoas aproveitam a data para distribuir doces. “O Cosme e Damião tem se estendido até o 12 de outubro. Para nos adequarmos a esses novos hábitos do consumidor, fizemos o link dessas duas datas”, afirmou Edna.
Segundo os empresários, os produtos destinados à data são bastante específicos, por isso, muitas indústrias têm a sua produção exclusivamente voltada para este tipo de mercadoria. Os doces costumam ser menores, mais fácies de manusear e que caibam nos tradicionais saquinhos de papel. Portanto, aqueles que ainda mantêm viva a tradição de distribuir doces, seja no São Cosme e Damião, ou no Dia das Crianças, poderá encontrar as melhores opções no comércio de Volta Redonda.