Notícias

Evento de gastronomia promovido pela CDL-VR e Sebrae foi sucesso de público

Revista O Lojista - edição 144 - página 14 - 09/09/2016

Dois dias de muito conhecimento para o setor de gastronomia, troca de informações, aprendizado e, claro, oportunidade de negócios. Centenas de profissionais e empresas desse segmento que vem crescendo no país se reuniram na CDL-VR para participar do Fórum Sebrae na Mesa. O setor movimenta no país, R$ 410 bilhões de reais e, segundo o Sebrae, representa um terço do faturamento das empresas no Brasil e deve ultrapassar os 35% em cinco anos. 

O objetivo do evento foi apresentar as últimas tendências para as empresas, trazer dicas de gestão, atendimento, tecnologia e inovação em tempos que as micro e pequenas empresas precisam se reinventar para continuarem competitivas, em um cenário onde o comportamento do consumidor está mudando e a retração econômica afeta diretamente os resultados das empresas. Além disso, o evento também contou com um Encontro de Negócios para que as MPE´s pudessem negociar e conhecer novos fornecedores visando a otimização das compras.

Grandes nomes da gastronomia estiveram no fórum como as chef´s Bel Coelho, que é apresentadora do GNT e empresária, que cozinha buscando a identidade dos produtos locais. Ela falou sobre cardápios do Brasil e impacto para as micro e pequenas empresas). Já sobre  “Mercado, Tendências e Gestão”, quem deu altos toques foi o consultor Sérgio Molinari, fundador da Food Consulting e especializado nos estudos e tendências para o Foodservice.

Oportunidade de conhecimento e novos negócios

O evento teve ainda uma Mesa Redonda onde os empresários conversaram sobre o tema: “Existe Receita para um Restaurante dar certo?” A chefe de cozinha Mônica Rangel, do Restaurante Gosto com Gosto e jurada do Programa da GNT Cozinheiros em Ação, falou sobre como é gerenciar um pequeno restaurante que ficou em 1º lugar no Guia 4 Rodas por mais de dez anos e trabalha, trabalhando com a identidade local. Kátia Barbosa, do Restaurante Aconchego Carioca, criadora do Bolinho de Feijoada e dona de várias microempresas abordou sobre o posicionamento de mercado, com temas relacionados à inovação e desenvolvimento de produto. Fátima Anselmo, produtora orgânica, eleita uma das Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro, falou sobre os Orgânicos como Tendência no Mercado de Restaurantes, já que atua em parceria com a distribuição de seus produtos para chef´s famosos. Ela teve que se reinventar após perder toda a sua produção e transferir a sua propriedade de local.

#galeria#
O evento também contou com uma Rodada de Negócios com 37 fornecedores representando 60 marcas, como: Tramontina, Nestlé Professional, Unilever, Arno, Ceraflame, Dohler, Oxford, Consul, Casa Valduga, Emulsint, Zambone, Elvi Cozinhas, Café Faraó, dentre outros.
Também foram realizadas oficinas técnicas com gastronomia temática sobre petit gateau do Le Petit, cafés Gelados e quentes do Café Caramelo, pães especiais e rústicos do Senai, chocolates, massas, caldos, sobremesas, camarão e orgânicos.

Segundo a gerente regional do Sebrae, Ana Lúcia de Araújo Lima, o Foodservice representa um importante setor no Estado do Rio de Janeiro. “Foi uma excelente oportunidade de troca de conhecimento e capacitação, além de negócios. Ficamos felizes de ver tantas pessoas interessantes em manter esse segmento crescendo”, disse.
Segundo a analista do Sebrae/RJ, Paola Tenchini, os 12 municípios do Médio Paraíba reúnem mais de 11 mil estabelecimentos ligados a alimentação. “O evento é uma excelente oportunidade para as micro e pequenas empresas poderem em um único espaço: negociar com grandes fornecedores do segmento, ter informações sobre tendências e gestão e ainda poder se qualificar e qualificar a sua equipe nas oficinas técnicas com chef´s renomados, em atendimento ao cliente e muitos outros temas. O objetivo é trazermos conteúdo relevante em um período delicado do mercado onde os empresários precisam se motivar e se reinventar”, explicou.
O Fórum teve ainda a parceria da Federação das CDL´s, Sindicato de Bares e Restaurantes (Sindisul), CDL de Volta Redonda, Firjan e Sindicato da Panificação de Volta Redonda, Aciva e Acebp.

Crédito e gestão em foco

Os participantes contaram ainda com consultorias coletivas sobre diversos temas como Finanças, Atendimento e Gastronomia. Teve ainda o Seminário de Crédito, com apresentações do Sebrae sobre o Fampe (Acesso a Serviços Financeiros e Garantia), além de representantes da Agerio, Banco do Brasil, Bradesco, BNDES e Caixa Econômica Federal. Outro ponto alto do evento foi um Painel sobre Soluções e Tecnologia abordando temas como Redes Sociais para Micro e Pequenas Empresas, desmistificando a promoção no ambiente Web, aplicativos de tradução de cardápio e Sistemas de Gestão de Restaurantes.

Empresários comentaram sobre importância do evento

O vice-presidente da CDL-VR, Gilson Castrou ,ressaltou a importância do evento para os empresários do ramo alimentício da região. “A CDL Volta Redonda está sempre voltada para o aprimoramento do empreendedorismo na nossa cidade, na região. Esta parceria da entidade com o Sebrae é muito boa, pois os comerciantes, empresários, micro e pequenos empreendedores estão sempre aperfeiçoando suas técnicas. E você vê o sucesso do evento pelas 450 empresas que estão participando”, comentou.

O empresário Fernando Cajazeira de Rezende, proprietário da empresa especializada em petit gateu, Le Petit, elogiou o encontro. “Para nós que estamos no ramo de sobremesas, é muito importante esse evento para a gente poder conhecer realmente o comércio da região, a diversidade do mercado regional e incluir o nosso produto de modo que ele atenda da melhor maneira possível o consumidor”, afirmou. 

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir