Notícias

CDL Volta Redonda particiou da 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista

Revista O Lojista - edição 144 - página 9 - 09/09/2016

A 55ª Convenção nacional do Comércio Lojista Realizada em Salvador, no complexo Ibero Star - Praia do Forte de 01 a 04 de setembro de 2016, sob o tema Educar e construir novos rumos trouxe muita informação e ânimo para seus 2.300 participantes de todo o país. O encontro realizado a cada dois anos, contou com diversos painéis e palestras, tendo como cenário a exuberante beleza e o sol de salvador, ornado pelo mar e acariciado pelo vendo abundante.
Antes mesmo da abertura oficial, os trabalhos já começaram com informações de suma importância para as Câmaras de Dirigentes Lojistas, no 10º Seminário Jurídico Nacional, com a participação especial e boas vindas do presidente da CNDL, Francisco Honório Pinheiro Alves.

A abertura, com a participação de todas as delegações lotou o anfiteatro montado especialmente para o evento. A entrada das bandeiras e a tradicional torcida e manifestação festiva das delegações já antecipava o clima e o entusiasmo por fazer parte desse evento tão emblemático. Ao som de música local, com clima baiano, numa belíssima interpretação do hino nacional brasileiro foram feitas as saudações às autoridades e a todos os presentes.

O dia seguinte foi aberto pela palestra inovação – Conceito atitude e Identidade, confrontando os presentes com o tema, trazendo o conceito e a importância de mantermos nossa identidade e valores éticos e morais em nossos negócios. O professor Clovis de Barros Filho, trouxe sua experiência e linguagem jovial para os questionamentos e posições que o tema propõe. Para dar sequencia um painel de debates, contextualizando a inovação no varejo. A palestra Educação Transforma feita por Daniel Castanho, foi considerada a palestra destaque do dia, com uma linguagem que prendeu os participantes e trouxe questionamentos e posicionamentos sobre o tema, com o magnetismo que os presentes precisavam.
#galeria#

A tarde o 15º  Encontro Nacional das CDLs Jovens, que colocaram a mão na massa para através de dinâmicas e do canvas, fazer um planejamento estratégico de mercado. Gente jovem com a percepção de que em algumas cidades, não há limites de idade para ser CDL Jovem, com participantes com 50 e 60 anos. Apesar da aparente disparidade, a participação de todos foi integrada e rendeu um bom aprendizado para todos com a exposição das melhores ações realizadas pela CDL Jovem Brasil afora.

Um espaço destinado a comunicação das CDLs foi conquistado com a realização do 10º Encontro Nacional de Comunicação, que apresentou a política de Comunicação proposta para 2016/2018, com forte tendência de unificação de uso de marca, redes sociais, sites e uma comunicação integrada.
O terceiro dia foi marcado por inovações do mercado digital, com o painel com os influenciadores Digitais, apresentando personalidades da rede, que hoje exercem papel importante na comunicação de muitas empresas. O mercado político e econômico também foi o foco do 55ª Convenção Nacional, com as palavras fortes do Presidente Honório e do painel crédito e Consumo, moderado pela jornalista Cristiana Lobo, que com seu carisma conseguiu costurar as palavras de todos e manter o foco.

Para fechar o evento com chave de ouro e com um tempero regional, subiu ao palco Braulio Bessa, cordelista, poeta e apresentador do universo nordestino. Uma palestra e movimento de grande brasilidade, mostrando não apenas o universo nordestino, mas a diversidade cultural de nosso país. Uma palestra bem "arretada" que motivou a todos a seguir em frente, mostrando o valor do regional e o orgulho de ser brasileiro.

“A finalidade da Convenção Nacional do Comércio Lojista é proporcionar mudanças culturais aos participantes, promovendo o crescimento da classe, o aumento do conhecimento e desenvolvimento de novos negócios, além da importância do convívio e a troca de experiências.  Com a escassez de oportunidades, apenas os mais preparados terão chances de realizar bons negócios. Acreditamos numa instabilidade econômica de curto prazo. E, para isso, precisamos estar com um olhar no futuro para conquistar bons resultados”, explica Honório Pinheiro, presidente da CNDL.

Para todos nós e em especial para a presidente Dorinha Ávila Marcelino, o encontro "Foi uma oportunidade de crescimento, troca de experiências e de reflexão de nosso papel no cenário local e nacional. Momento de perceber a nossa grande força quando estamos juntos, focados e determinados a dar resultados crescentes. Foi motivador participar desse grande encontro" – finaliza radiante a presidente.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir