Informação e Ação

Revista O Lojista - edição 181 - página 23 - 02/03/2020

Experiência completa — design no e-commerce

A sua loja virtual é sua vitrine. Certamente, você já se deparou com essa frase em algum site com dicas, isso porque a afirmação é a mais pura realidade, ainda mais num contexto onde o mobile first e o mobile only têm sido cada vez mais exaltados pelo comércio e utilizados pelo consumidor.

O e-commerce é o novo shopping center e, assim, como no ambiente físico, a ideia de proporcionar uma experiência completa para o consumidor ganha cada vez mais força no varejo virtual. Por isso, a adoção de ferramentas de realidade virtual e aumentada é uma tendência para 2020. Com elas, um cliente é capaz de visualizar e testar o produto antes comprá-lo.

Há quem já chame isso de “visual commerce”, incluindo vídeos em 360º, configurações 2D e 3D, além de pesquisa visual na web (busca a partir de uma imagem, no lugar de uma palavra). “Quase dois terços dos brasileiros compram produtos online pelo menos uma vez por mês. Com cerca de 930 mil e-commerces no país disputando a atenção do consumidor digital, vence quem cativa com o que é novo e inusitado, como é o caso da realidade virtual e aumentada”, diz Robledo Ribeiro, fundador da HostGator – multinacional de hospedagem de sites e presença online – no Brasil.

Automatização de processos

Para tornar cada vez mais completa a experiência do shopper, uma forte tendência para grandes varejistas em 2020 é investir na automatização de processos. “Com tecnologias assim é possível economizar recursos, pois uma inteligência artificial ou algum tipo de robô poderá operar as atividades”, explica Guilherme Verdasca, CEO da Transfeera, startup open banking.

A empresa, que atende clientes como Unilever, Rappi e iFood, possui dois produtos: um de validação bancária, que checa automaticamente se a conta pertence a uma pessoa real e pode evitar fraudes; e o serviço de automatização de pagamentos, que permite que uma marca ou varejista realize pagamentos para diversos fornecedores, de maneira automática, sem precisar pagar taxas de transferências entre bancos.

Blockchain para mais segurança

Seguindo na linha de trazer mais segurança aos clientes, varejistas que lidam com transações financeiras devem investir em tecnologia para evitar fraudes e sair na frente da concorrência. O blockchain é uma das tecnologias que podem ser usadas para criar registros imutáveis de informações, agregando segurança e proteção aos dados dos clientes. “Com o blockchainé possível rastrear uma operação e identificar problemas, caso ocorram, de uma forma muito segura”, explica o fundador da BRy Tecnologia, Carlos Roberto De Rolt, empresa que atua na aplicação de protocolos criptográficos para tornar operações e negociações digitais mais seguras. Com a previsão da LGPD entrar em vigor em 2020, é importante que as empresas se atentem às estratégias de proteção de dados.

Fonte: Consumidor Moderno (Novarejo)