Notícias

Informação e Ação

Revista O Lojista - edição 181 - página 22 - 02/03/2020

No varejo, a crise econômica que atingiu o Brasil nos últimos anos está perdendo a força, foi o que constatou uma análise da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em 2018, o setor fechou com crescimento de 2,3% e as projeções apontam que esse número passe para 4,6%, em 2019. De vento em popa, as expectativas são de que os números retomem, em fevereiro de 2020, aos valores que estavam antes da crise começar. Nesse cenário promissor, para atingir o crescimento esperado previsto, é importante que o setor esteja atento às inovações da área e se adeque as novas realidades.

De tecnologias inovadoras a experiências nos canais de vendas, confira dicas separadas pelo “Novavarejo” e por especialistas das principais tendências do varejo para acompanhar em 2020:
 
Entregas no mesmo dia

No que diz respeito às compras online, parece que as expectativas dos clientes quanto ao tempo de envio estão cada vez mais rápidas. Primeiro veio a entrega em dois dias, depois no dia seguinte. Mas, na era da instantaneidade, os compradores desejam seus pedidos o mais rápido possível, aqui e agora.
 
Inteligência Artificial 

Dentro da lógica de funcionamento da execução, mix, disposição dos produtos e share são aspectos essenciais do varejo. Em geral, a medição do share é feita de forma manual pelos promotores de venda. Esse processo pode tomar horas dos vendedores, ocupando um tempo que poderia ser utilizado em outras atividades. Soluções de reconhecimento por imagem, por exemplo, fotografam a gôndola e a partir das imagens reconhecem os itens e geram informações inteligentes. A solução permite a criação de prateleiras inteligentes.

No rol da IA, também estão os espelhos inteligentes para o varejo de moda, que prometem ser um diferencial para a experiência personalizada do cliente em 2020.
 
Omnichannel

Não adianta fugir, o omnichannel foi e continuará sendo tendência em 2020 e nos próximos anos, isso porque a estratégia permite ao varejista, técnicas de união entre os seus diversos canais de comunicação com o cliente, sejam eles físicos ou digitais, e isso atualmente é essencial para promover experiências mais próximas e satisfatórias com os consumidores.
 
Personalização do produto

Os produtos únicos são um símbolo clássico do luxo: ter algo que mais ninguém no mundo tem. As lojas de comércio eletrônico estão oferecendo opções para personalizar sua compra, de monogramas e bordados a esquemas de cores – de forma exclusiva. A personalização permite que compradores adquiram um produto adaptado especificamente às suas necessidades e estilo.
 

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir