Novos Associados

Revista O Lojista - edição 181 - página 26 - 02/03/2020

A VR Parking Digital é uma empresa criada em 2019, que presta serviço de estacionamento rotativo na cidade de Volta Redonda, formada por meio de consórcio entre as empresas Areatec, de São Paulo, com expertise tecnológica, conceituada em desenvolvimento de software, e a Sinalvida, de Pernambuco, com uma vasta experiência em gestão de estacionamentos rotativos.

Juntas as duas venceram a licitação municipal (chamamento público) para operar as vagas nas vias públicas da cidade, com o objetivo de aumentar o número já existente, oferecer tecnologia e solução inteligente para gerenciamento do estacionamento, com mais rotatividade, melhorando a fluidez do trânsito.

Segundo o gerente de operações, Hoffmann Barbosa, a empresa recém-criada já gera 90 empregos diretos, entre administrativos e dos monitores que fazem o atendimento nas ruas. “No antigo sistema, eram disponibilizadas 1.890 vagas, com a nova empresa operando, esse número passa a ser de 5.393, todas sinalizadas e com reaproveitamento de espaço, o que possibilitou aumentar a quantidade ofertada”, explicou.

O estacionamento rotativo funcionará de segunda as sextas-feiras, de 8h às 18 horas, e, aos sábados, de 8h às 14 horas. O escritório da empresa fica na Avenida Lucas Evangelista de Oliveira Franco, número 41, bairro Aterrado, telefone (24) 3025-1300.

O novo sistema começou pelos bairros Vila Santa Cecilia e Centro (Avenida Amaral Peixoto), com um período educativo de 14 dias, mantendo a cobrança do estacionamento, mas sem notificação e multa. Dois panfletos estão sendo entregues aos motoristas: um parabenizando pelo estacionamento correto e outro de cor vermelha, alertando para o estacionamento irregular e como estacionar na vaga corretamente.

Na Vila Santa Cecília estão sendo disponibilizadas 1.521 vagas, sendo que 70 vagas para idosos, 39 vagas para PNE (Portadores de Necessidades Especiais) e 252 para motos. A Avenida Amaral Peixoto, no Centro, contará com 457 vagas. O número de seis vagas destinadas para idosos aumentou para 20, além de nove para pessoas com necessidades especiais e 104 para motocicletas.

Idosos e PNE´s:  Em todas as áreas com o VR Parking, idosos e PNE´s também terão de respeitar a rotatividade de três horas, estacionando apenas nas vagas demarcadas, com gratuidade desse tempo, e utilizando o cartão de identificação. A VR Parking atende aos percentuais determinados pela legislação vigente, sendo 5% destinados a idosos e 2% aos portadores de necessidades especiais.

Como usar: O VR Parking foi dividido em zonas Azul, Verde, Laranja. Não haverá máquinas para a retirada do ticket. A alocação será através do número da vaga e a placa do veiculo, informadas aos monitores e nos pontos de vendas ou pelo aplicativo “Digipare”, que deve ser baixado na Play Store ou APP Store dos smartphone, em qualquer sistema operacional.

A recarga do aplicativo pode ser feita por cartão de crédito, débito ou boleto. Usando o aplicativo Digipare, você pode emitir seu ticket eletrônico de estacionamento, fazer a recarga do seu crédito virtual, controlar o seu saldo e suas ativações. O aplicativo faz o check in e o check out da vaga, possibilitando a renovação do tempo da vaga dentro do limite sem que seja preciso ir até o carro. E avisa quando estiver terminando o tempo contratado.

“E a grande vantagem é que o consumidor não precisa mais ficar implorando por moedas, como no sistema antigo. Agora, a tecnologia e a modernização do sistema traz mais conforto aos usuários”, comentou Hoffmann.

Valores
- Zona Azul, área central dos bairros que já possuem o sistema hoje, 30 minutos: R$ 1,25/ 60 min a R$ 2,50, máximo de três horas;
- Zona Verde, área central dos bairros que não possuem o sistema. 30 min: R$ 1,00/ 60 min R$ 2,00. Máximo de três horas;
- Zona Laranja, área limítrofes às áreas centrais das Zonas Azul e Verde, 30 min a R$ 0,75/ 60 min; R$ 1,50. Máximo de quatro horas;
- Motos: em todas as zonas, R$ 0,50 por 30 min. R$ 1,00 por 60 minutos. O que varia é o tempo máximo, sendo de três nas zonas Azul e Verde ou quatro horas nas demais.