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Matéria Novos Associados

Revista O Lojista - edição 180 - página 27 - 11/12/2019

A onda saudável vem mudando o paladar do brasileiro, segundo a Euromonitor Internacional - empresa de pesquisa de mercado que lança relatórios anuais sobre as principais tendências globais de consumo. Segundo o estudo, de 2014 até agora, o consumidor está muito preocupado com a saúde e com o que está ingerindo. Com isso, o ramo de alimentos saudáveis cresceu mais de 80% no Brasil, deixando o país em quinto lugar no ranking de vendas de alimentos e bebidas saudáveis, movimentando mais de R$ 20 bilhões com exportações e importações.
 
E nessa linha, se destaca o que chamamos de comida fitness. Como é o caso da Chocotrev que aposta em shakes (bebidas) nutritivos que podem substituir uma refeição, ricos em proteínas. A empresa oferece um catálogo diversificado para a venda, dando ao cliente uma variedade de sabores. “Os produtos que vendemos alimentam porque tem proteínas, porém com calorias mais baixas, e ainda sim dão disposição corpórea. Com foco na alimentação, sem o consumo de alimentos gordurosos e com muito açúcar, é possível perceber em 15 dias uma diferença no corpo, com ganho de massa e perda de gordura,” disse Marcos Fernandes, gerente-sócio do estabelecimento.

O mercado estima que o segmento de bebidas com apelo funcional cresça em torno de 15% em 2020. A perspectiva de melhora da economia e o potencial desse nicho de negócio devem impulsionar as vendas. Nos últimos dois anos, o mercado esteve mais focado em itens de necessidade básica, mas desde o final de 2017 há mais espaço para outros produtos no varejo como as específicas para atletas e competidores.

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“Os produtos técnicos, que são os de linhas fitness, são para quem faz musculação, correr, jogar bola, ou seja, para quem se movimenta muito, que pratica exercício físico. No nosso espaço também temos um consulta com pesagem para saber qual é o produto indicado para o cliente, para que ele já veja o resultado o quanto antes, mas seguindo o cronograma e a orientação passada. Damos essa ajuda, mas o ideal é sempre ter o acompanhamento de um nutricionista, seguir a dieta que ele passou, mas quando o cliente não tem, orientamos também”, falou Marcos.

Segundo especialistas, o foco dos consumidores nesse tipo de alimento sempre é a perda de peso com menos sofrimento, usando a suplementação alimentar como aliada para acelerar esse processo de perda. E esse benefício é um dos motivos que têm atraído muitos consumidores que antes não consumiam esse tipo de produto. “Todo mundo quer ficar em forma com a chegada do verão e para isso saúde e estética não existe crise. Antes tínhamos só um produto que já fazia o efeito desejado no cliente, mas hoje em dia, outros produtos foram entrando no cardápio e temos wafer, muffin, sopa, por exemplo. A s pessoas gastam mais com interesse na boa saúde e, com isso, não poderíamos perder esse mercado que cresce cada vez mais. De olho nesse crescimento, aumentamos a variedade de nossos tipos de produtos, claro, sem deixar de perder o foco na ajuda da perda de peso”, completou Marcos.

Um diferencial do espaço fitness de Marcos Fernandes são as gincanas da saúde que fazem com que o consumidor participe e foque mais na dieta de modo leve e divertido. “Quem acessa o espaço e participa também dos nossos desafios fitness de quem perde mais peso em 15 dias, por exemplo, e isso faz com que o negócio fique legal e competitivo com premiações”, comentou.

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Agência Interagir