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Revista O Lojista - edição 180 - página 28 - 11/12/2019

Não é exagero afirmar que o Natal é o período mais aguardado para os lojistas. Essa afirmação é popular, já que a data atrai muitos clientes para as lojas. O período, inclusive, não se limita somente a um setor, já que todos conseguem aproveitar a data de alguma forma. As lojas têm intensa movimentação, especialmente, em dezembro, e já começam a se preparar cedo. Mas, em novembro, quem andou pelo comércio, já percebeu um aumento no fluxo de consumidores. E um dos fatores é a chegada o décimo-terceiro salário. 

O dinheiro extra, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), além de contribuir para quitação de dívidas em atraso, possibilita muitos consumidores pagarem à vista e conseguirem bons descontos. “Além dos presentes de Natal, já começam as confraternizações, os tradicionais amigo ocultos, e tudo isso leva as pessoas a comparem e movimenta o comércio”, afirmou o presidente da CDL-VR, Gilson de Castro, reforçando a importância de as lojas também aderirem à campanha Natal Família, que este ano vai sortear um carro zero quilômetro, além de vários vales-compra para quem comprar nas empresas participantes da campanha.

Para termo uma ideia, a expectativa é que neste ano tenhamos o melhor Natal dos últimos seis anos. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou os números esperados para este ano: aumentar em aproximadamente 5% em relação a 2018, o que representa uma arrecadação de R$ 35,9 bilhões, número que só foi superado pela última vez em 2013.  

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Na Rilmo Calçados, loja tradicional do comércio de Volta Redonda, a gerente Rosângela Almeida afirma que a expectativa é que neste ano as vendas superem mesmo período do ano passado. “Nós reforçamos o estoque e fizemos as contratações temporárias com cerca de um mês de antecedência ao natal. Estamos na torcida para que nossas vendas nos surpreendam”, disse.

A Laura Toys já está com as ações planejadas para o período. O segmento de brinquedos tem sido um dos destaques do cenário comercial de Volta Redonda e isso faz com que a loja se reinvente para atrair os clientes. “Nós realizamos alguns eventos na loja e ações específicas como sorteios. Trazemos o Papai Noel para as crianças e buscamos promover atividades para interagir também via redes sociais”, disse a proprietária Laura Lacerda.

O Natal é uma data que incentiva a fraternidade como ponto muito forte a ser lembrado, mas também é um grande estímulo a transformar a gratidão e a celebração em presentes, reescrevendo um capítulo do nascimento de Jesus Cristo, quando ele recebeu presentes de três reis magos, que o foram visitar. E inspirado nesse lado de solidariedade do Natal, muitas lojas aproveitam também o período para praticar o bem.
Laura reforça isso. “Nós faremos também a arrecadação de brinquedos para doar para instituições de caridade. Convidamos os clientes a doar brinquedos em ótimo estado ou comprar um novo para fazer o natal de mais crianças, feliz”, afirmou.

Cinco dicas importantes para promover seu negócio neste fim de ano. Confira:

1. Avalie antes de fazer apostas

Antes de se antecipar e fazer pedidos para os fornecedores, faça uma pesquisa. Seja por meio da concorrência ou do seu público-alvo, é importante descobrir que produto ou serviço tem potencial de melhor desempenho nas vendas do final de ano.

2. Gerencie o estoque

Os indicadores do estoque da sua empresa dizem muito da gestão que você está dando para o negócio.

3. Invista tempo no atendimento

Treine sua equipe de vendedores para que eles estejam munidos de todas as informações sobre os produtos da empresa. Independente da correria diária, o empreendedor deve dedicar alguns minutos para acompanhar os funcionários contratados recentemente.

4. Agilize as operações

Durante as compras no final do ano, ter que lidar com clientes difíceis ou impacientes pode fazer parte da rotina. Por isso, é recomendável se atentar quando há um problema nas máquinas de cartão de crédito ou até mesmo na operação do caixa.

5. Seja criativo nas promoções

A promoção ou a venda de combo de produtos similares são ações que contribuem para o aumento do ticket médio do consumidor.

Fonte: Revista Exame

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Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir