StartVR

Revista O Lojista - edição 180 - página 24 - 11/12/2019

No dia 26 de outubro, foi realizada a última etapa do evento Startvr no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda. Esta parte do projeto contou com a presença de representantes das maiores empresas da região, como a Nissan e PSA, além de representantes de empresas líderes de inovação e desenvolvimento tecnológico como Fábrica de Startups, Microsoft entre outras.

Saúde Aqui, Cult, Holocard, Ponto Zero e Ocorrência Aqui foram as vencedoras do projeto que foi realizado pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) em parceria com a Empresa de Processamento de Dados (EPD). Os temas abordados no evento foram todos voltados para melhorias que a tecnologia poderia fazer no futuro, entre eles, empreendedorismo e inovação, tecnologia e negócios.

Nesta última etapa, os competidores tiveram que enfrentar uma banca avaliadora que contava com a presença do prefeito Samuca Silva; o representante da Universidade Federal Fluminense (UFF); Júlio Cesar Andrade Abreu; do Sebrae, Nathália Malaquias; da Microsoft, Glauter Jannuzzi; e  Anderson Moisés, gerente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR).

A apresentação das empresas de startups foi feita em duas etapas, sendo a primeira a solução proposta, e a segunda, destinada a perguntas da banca. Após a apresentação de todas as oito startups, a banca se reuniu para avaliação e deliberação, quando cada avaliador atribuiu uma nota de 0 a 10 para cada participante, levando em consideração critérios como aplicabilidade à administração, caráter inovador da solução, consistência do modelo de negócio, dentre outros.

O diferencial do evento deste ano foi a seleção de startups que serão “incubadas” pela EPD-VR. Entre os critérios escolhidos para a seleção estavam: melhor ideia, aplicabilidade e soluções para o setor público, que tem certa morosidade e burocracia em atender soluções tecnológicas para o governo, e as startups têm mais flexibilidade e dinamismo.

“Assim, elas conseguem atender mais rápido e resolvem problemas para a administração pública municipal. Validando essas soluções, elas conseguem aplicar isso no país inteiro, para qualquer órgão público. Com isso a EPD-VR tem direito a 2% de tudo que essas empresas arrecadarem durante a incubação”, explicou o diretor-presidente. A próxima edição do Startvr ocorrerá ano que vem.