Notícias

Matéria

Revista O Lojista - edição 179 - página 18 - 13/11/2019

O presidente da CDL-VR, Gilson de Castro, acompanhado do diretor Yhel Esteves, recebeu os diretores do consócio vencedor da licitação para operação o novo estacionamento rotativo de Volta Redonda, o VR Parking Digital. O objetivo do encontro foi conhecer o projeto que chega com inovações tecnológicas e a proposta de aumentar o número de vagas, facilitar o acesso para os usuários. Pelo consórcio estiveram presentes, os diretores Luiz Baltar e Gustavo Nóbrega, além do gerente de Operações, Hoffmann Barbosa. 
O novo estacionamento entra em funcionamento a partir do dia 1º/12, mas o trabalho de sinalização das vias já começou e está sendo feito, no período noturno, para não atrapar o trânsito. O contrato da empresa foi assinado no dia 23 de outubro com a Prefeitura. Para o presidente da CDL-VR, a expectativa é que com o novo sistema, quem precisa estacionar tenha mais opções e mais facilidades para pagar pelo estacionamento. “Pelo que nos apresentaram parece que vai ser bem inovador e vai ajudar a aumentar a rotatividade, possibilitando que mais veículos usem uma mesma vaga. Vamos acompanhar o funcionamento e esperamos que traga benefícios para a população”, afirmou.
O gerente de Operações da Sinalvida, Hoffmann Barbosa, será feita a sinalização indicando cada vaga, otimizando o uso do espaço para disponibilizar o máximo de vagas possíveis para os usuários. “Esse trabalho deve ir até o final de novembro, mas como esse tipo de serviço depende de algumas variáveis como chuva, ocupação na via, por exemplo, não podemos determinar o dia de conclusão”, disse. Nesta primeira fase, a sinalização será alterada na Vila Santa Cecilia, Aterrado e Centro. “Enquanto a requalificação estiver sendo executada, nada muda para o usuário, pois as placas regulamentares e a sinalização do início e término das áreas de estacionamentos vão permanecer e os usuários continuam pagando no antigo sistema”, disse.
A VR Parking Digital vai empregar cerca de 50 pessoas diretamente e traz para a cidade, inovações tecnológicas destinadas a facilitar a vida dos usuários que, por meio do novo sistema, poderão, por exemplo, administrar o tempo e os valores das tarifas para o estacionamento.  “Pensamos em detalhes que agilizem a vida dos motoristas como, por exemplo, os sensores de vagas, sinalizando para quem utilizar o nosso aplicativo, o local, onde o usuário pode parar”, ressaltou, lembrando que a ideia é evitar que o motorista fique percorrendo os centros comerciais à procura por estacionamento, perdendo tempo para encontrar uma vaga. 
Outra inovação, que promete agradar ao público, são a agilidade e a praticidade no sistema de pagamento das tarifas pelo uso do estacionamento. Uma delas é o sistema de crédito virtual pré-pago, que poderá ser feito através de cartões de crédito, débito ou boletos bancários. O usuário carrega o valor que estima gastar na conta do aplicativo e conforme for utilizando, vai sendo abatido do saldo. O programa também avisa quando é preciso recarregar a conta. Num único cadastro é possível colocar mais de um veículo e compartilhar o uso do mesmo saldo. O aplicativo Digipare está disponível para smartphones IOS, Android e Windows Phone. 
“É muito fácil de usar. É só baixar o Digipare, que é disponibilizado gratuitamente na loja de aplicativos do seu smartphone, criar seu cadastro inserindo as informações do usuário e dos veículos. Quando for estacionar, faz o check in e na saída da vaga o check out e o sistema faz o resto”, comentou. 
Segundo Hoffmann, o sistema permite que o usuário pague o tempo que ele efetivamente utilizou a vaga. “Se ele emitiu um bilhete de 30 minutos (tempo mínimo disponibilizado), mas utilizou 20 minutos apenas, quando ele fizer o check out, o sistema devolve os 10 minutos não utilizados para o saldo virtual”, explicou. Entre as vantagens em relação ao sistema atual, ele destaca que o usuário não precisa ficar indo num parquímetro toda hora para emitir o bilhete e ainda deixa de depender das moedas, que são o único meio de pagamento aceito pelos parquímetros. “No novo sistema, ele pode fazer do celular de onde estiver, seja pelo aplicativo, site, 0800 ou mensagem Quem tiver saldo nem precisa fazer nova recarga. Só terá de mudar de vaga quando atingir o limite máximo de uso da vaga que é de três horas, conforme o regulamento”, disse.
Outras opções de pagamento são as emissões avulsas disponíveis em Pontos de Venda em estabelecimentos comerciais conveniados ou a compra do bilhete de estacionamento junto aos monitores da empresa.

Tempo
A permanência em estacionamento para veículos de passeio não poderá exceder o período de três horas. Os valores das tarifas foram determinados no edital da licitação e contrato com a prefeitura. O valor inicial é de R$ 2,50 a hora para carros de passeios, sendo fracionado conforme os minutos utilizados. As motos vão pagar R$1,00 por hora. Idosos e portadores de necessidades especiais terão gratuidade também para 180 minutos, prazo máximo para se ficar numa mesma vaga. Os horários de funcionamento do estacionamento digital serão das 8 às 18h, de segunda às sextas-feiras, e das 8 às 14h, aos sábados.

#galeria#

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir