Conversando com o SEBRAE

Revista O Lojista - edição 178 - página 14 - 15/10/2019

Empreender é desafiador para todos. Homens e mulheres, quando iniciam um negócio, enfrentam riscos e uma série de burocracias. Entretanto, pelas pesquisas já realizadas, sabemos que essa jornada tem sido mais desafiadora para as mulheres, por isso acreditamos na importância do apoio ao empreendedorismo feminino.

Segundo dados do Sebrae, as mulheres já são 34% dos donos de negócios existentes no país. Apesar delas serem 16% mais escolarizadas do que os homens, seu faturamento é 17% menor que o deles. Elas também empreendem mais por necessidade do que por oportunidade. Em geral, seus negócios são pouco diversificados, em segmentos de baixo valor agregado e com menor capacidade de internacionalização.

Essas diferenças se dão sobretudo por questões no âmbito da cultura e do comportamento. Assim, com o aumento da escolaridade das mulheres, não é o conhecimento técnico que impõe barreira ao exercício pleno do empreendedorismo. São as soft skills, ou habilidades comportamentais, que precisam ser mais desenvolvidas, como a habilidade de negociar, de liderar etc.

Também é preciso cuidar dos aspectos culturais, diminuindo estereótipos e pré-conceitos. Campanhas que trazem mulheres bem sucedidas, à frente de seus negócios, são referenciais importantes para as meninas que podem um dia empreender. Ter estratégias de apoio às mulheres que considerem seus demais papéis, como o de mãe, são fundamentais para que consigam chegar a resultados exitosos.

Pensando nisto o Sebrae criou projeto “Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso”. Neste projeto buscamos o aumento da competitividade dos negócios liderados por mulheres, por meio do desenvolvimento de seu comportamento empreendedor e habilidades para gestão. Fazemos isso com mentorias, consultorias, formação de redes, oficinas coletivas e ações de acesso a mercados.

É urgente aumentar a competitividade e produtividade das pequenas empresas, isso passa certamente por fortalecer os negócios liderados por mulheres, já que estas tem aumentado cada vez mais sua participação no mundo do empreendedorismo. Com este fortalecimento, aumentamos a possibilidade de geração de emprego e renda em nosso país, o que será bom não só para as mulheres, mas para toda a sociedade.