Informação & Ação

Revista O Lojista - edição 176 - página 19 - 09/08/2019

Geração de resíduos

1) Sacolas plásticas:

Crie o hábito, por exemplo, de perguntar ao cliente se ele vai precisar de sacolas plásticas. Por mais simples que seja esta pergunta, ela ajuda a diminuir o uso desnecessário e desenfreado deste material que traz grandes danos ambientais, por não ser destinado de maneira correta.
Uma opção para diminuir o uso de sacolas plásticas é utilizar as sacolas retornáveis.

• Redução de custos com embalagens;
  • Evita o uso de sacolas plásticas, que como dito acima, danificam o meio ambiente;
  • Evita o desperdício de matérias e acúmulo de resíduos.

2) Impressoras:

Configure as impressoras para impressões frente e verso.

• Diminui o consumo de papel, economizando dinheiro;
  • Economia de 5.000 (cinco mil) litros de água, que são utilizados na produção de cada resma de papel que você deixa de consumir;

3) Diminuição de resíduos:

Separação do lixo:

A separação do lixo de acordo com o material também é importante, pois ajuda na coleta de lixo e na reciclagem do mesmo.

• Possibilita a reciclagem;
  • Evita a degradação do meio ambiente, por meio da economia de matéria-prima que serve para fabricação de outros produtos;
  • Fortalecimento da economia de cooperativas de reciclagem e contribui para a melhoria de vida dos catadores;
  • Aumento da vida útil dos aterros sanitários, evitando que produtos recicláveis sejam destinados de maneira incorreta.
        4) Pilhas:

Ao adquirir pilhas, prefira as recarregáveis.

• Reduz o custo com a compra de novas pilhas;
  • Diminui a geração de resíduos eletrônicos;
  • Diminuição na poluição ambiental

FONTE: Sebrae e Portal Assaí Atacadista