Informação & Ação

Revista O Lojista - edição 176 - página 18 - 09/08/2019

No setor produtivo, há um bom tempo a sustentabilidade não é mais assunto restrito às indústrias poluidoras ou às grandes empresas. As lojas, lanchonetes, bares e pequenos mercados também têm sua parcela de responsabilidade ambiental. A preocupação com o meio ambiente, além de uma condição do mundo atual, é uma exigência dos clientes.

Muitas ideias que já estão em prática no comércio europeu estão se disseminando pelo varejo brasileiro. O comércio justo, a redução da emissão de carbono, o destino das embalagens, resíduos e detritos e o controle dos recursos hídricos, são algumas dessas soluções.

Essas ações são fundamentais porque, hoje em dia, os brasileiros estão preocupados com o meio ambiente e pagariam mais caro por produtos sustentáveis. Essa é a conclusão do estudo “O que motiva os consumidores do mundo”, difundido pelo IBOPE.

Segundo a pesquisa, 69% dos brasileiros afirmam que pagariam mais por um produto ambientalmente amigável, ficando atrás apenas da República Dominicana (83%), Equador (74%) e China (71%). Percentuais bem acima da média mundial que é de 45%.

O varejo de alimentos pode converter em vendas essa disposição do consumidor brasileiro de diversas formas. Três ações, entretanto, têm se destacado quando o assunto é a responsabilidade ambiental dos estabelecimentos: a redução do desperdício de comida no preparo das refeições; a utilização de produtos orgânicos, que não recebem agrotóxicos durante seu cultivo; e o comércio justo, quando o empresário obtém seus produtos de pequenos fornecedores da região onde atua, reduzindo os impactos do transporte e valorizando os pequenos produtores de alimentos. Com essas atitudes, os empresários respeitam o meio ambiente e atraem mais clientes.

Confira dicas do Sebrae para uma loja mais sustentável:

O que fazer?

• Para começar, é bom diminuir aos poucos o consumo de recursos naturais, a geração de resíduos e a emissão de poluentes. Ou seja, evitar desperdícios, utilizando menos recursos e produzindo mais.
  • Invista, trabalhe e se prepare para inserir práticas sustentáveis no atendimento ao cliente;
  • Pratique o uso consciente de recursos naturais como água e energia elétrica;
  • Destine os resíduos de maneira correta;
  • Também lembre-se que: reutilizar, reciclar e reduzir geram um bom lucro à empresa.