Notícias

Desenvolver-se

Revista O Lojista - edição 175 - página 13 - 22/07/2019

*Rafael Mendes

Para a psicologia, o autoconhecimento é o conhecimento que os indivíduos têm de si mesmo, com a finalidade de controlar melhor as próprias emoções, boas ou ruins. 

Gosto de dizer que o autoconhecimento é o botão de slow. Ele deixa tudo mais lento e calmo, para que possamos perceber o que realmente é importante naquele exato momento e, assim, conseguimos ser realmente produtivos, eficientes e ter alta performance na vida pessoal e profissional!

Acredito que já tenha ouvido falar de Freud, o pai da psicanalise! Ele é considerado até hoje um dos maiores estudiosos do autoconhecimento. Em um de seus maiores estudos ele afirma que não podemos concordar com nossa verdade de maneira racional, porque a mente humana tem um elemento irracional: o inconsciente. Logo nem tudo que queremos é o que realmente desejamos ou precisamos! 

Existem três tipos de pessoa:

1. Pessoas de baixo nível de sucesso - são aquelas com baixo autoconhecimento e pouco conhecimento a respeito dos outros;
2. Pessoas com nível mediano de sucesso – são aquelas com bastante autoconhecimento, mas baixo conhecimento a respeito dos outros (e vice-versa);
3. Pessoas com elevado nível de sucesso – são aquelas com altos níveis de autoconhecimento, assim como conhecimento a respeito dos outros.

#galeria#

Como ser um grande empreendedor sem conhecer você mesmo e as pessoas que estão a sua volta? 

Ao longo de 23 anos, apoiando pessoas a adquirir autoconhecimento através das aulas de dança de salão, percebi que o autoconhecimento deve ser uma busca diária, dividida em três sujeitos:

1. Cérebro/O que você pensa, dividido em consciente e inconsciente;
2. Corpo/o que você sente, os quatro hormônios da felicidade;
3. Ambiente externo, tudo que está a sua volta e lhe influencia diariamente. 
    
Quer saber mais sobre autoconhecimento? Fique ligado, nas próximas edições da revista “O LOJISTA”.

Até a próxima!

*Rafael Mendes é diretor de Comunicação e Tecnologia da CDL de Volta Redonda  

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir