Espaço SPC

Revista O Lojista - edição 175 - página 12 - 22/07/2019

Sancionada em abril, a lei do novo Cadastro Positivo, que entrou em vigor agora em julho, determina que todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo e empresas inscritas no CNPJ passem a fazer parte automaticamente do banco de dados. Diferentemente da tradicional lista de inadimplentes, o Cadastro Positivo irá trazer todo o histórico de crédito, de forma consolidada, inclusive as contas que são pagas em dia, abrindo possibilidade para uma avaliação mais justa e para a redução do custo do crédito no país.

Foram 16 anos de discussão no Congresso Nacional até que a lei fosse aprovada e sancionada pelo Poder Executivo. Na avaliação do SPC Brasil, as alterações no Cadastro Positivo devem democratizar o acesso ao crédito e estimular a competição entre as empresas desse mercado, como instituições financeiras, cooperativas de crédito, fintechs e varejo.

De acordo com o SPC, o cadastro consolida o histórico de crédito de pessoas físicas e jurídicas, por meio de bancos de dados com informações do cumprimento de obrigações financeiras, dos pagamentos de dívidas e contas de consumo, como água, luz, gás e telecomunicações. Os bancos de dados são operados por instituições autorizadas pelo Banco Central, entre as quais o SPC Brasil, braço de serviços e inovação do Sistema CNDL.

A proteção de dados sensíveis e o sigilo bancário permanecem preservados, como todas as demais exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor, garantindo que as informações dos cadastrados sejam utilizadas única e exclusivamente para fins de análise de crédito.

Consumidor receberá pontuação de crédito no novo Cadastro Positivo

Com o novo Cadastro Positivo, as informações dos pagamentos das pessoas físicas e jurídicas serão utilizadas para compor um score de crédito, ou seja, uma nota determinada a partir da análise estatística dos hábitos de pagamento; do relacionamento com o mercado; e dos dados cadastrais. Para quem concede crédito, apenas o score de crédito estará visível. O histórico de hábitos de pagamentos do cadastrado só será disponibilizado mediante prévia autorização do consumidor.

O que é o cadastro positivo?

Reúne, de forma segura, as informações de pagamentos que você já fez ou está fazendo. Esses dados ficam guardados num histórico que leva em conta não apenas o momento atual, mas toda a sua vida financeira recente.

Quais são os benefícios?

Você pode ter acesso a menores juros e crédito com menos burocracia e, assim, ter mais poder de compra.

Como funciona o cadastro positivo?

Conforme você paga suas contas, em dia, seu comportamento de pagamento é traçado em seu histórico. Assim, as empresas poderão analisar melhor o seu perfil e não mais apenas se seu nome está negativo ou não. Desta forma, você poderá ter acesso a menos juros e menos burocracia na hora de solicitar crédito.

Como faço para acessar meu histórico?

Para ver seu histórico, você deve entrar no sistema do Cadastro Positivo com usuário e senha cadastrados. Se você ainda não tem acesso, entre em contato com o nossos canais de atendimento ou fale com o assistente virtual. Se você ainda não está inscrito ou quer voltar a fazer parte do Cadastro Positivo, inscreva-se agora.