Giro das Notícias

Revista O Lojista - edição 175 - página 7 - 22/07/2019

Comitê de pessoas em situação de rua tem representação da CDL-VR

No dia 25 de junho, foi realizada uma reunião do Comitê para Pessoas em Situação de rua, na Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), em Volta Redonda. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR) tem uma cadeira no Comitê e vem acompanhando as reuniões, por se preocupar com o aumento de pessoas vivendo em condições desumanas.

O encontro faz parte de uma agenda do grupo, que tem o objetivo de fomentar políticas públicas e criar alternativas, que envolvem audiências públicas e assembleias com os moradores de rua. A cidade é a primeira a realizar este trabalho no Estado do Rio de Janeiro, segundo o Governo Municipal.

Após ouvir destes moradores a necessidade deles, o grupo se uniu e motivados pelo decreto 7053/09, que “institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências”, começaram as ações. O comitê é formado por pessoas envolvidas com o trabalho na rua e de representantes também do Poder Público, de instituições religiosas, da sociedade civil, da saúde e entidades de cunho social.

Sônia Maria de Lima, do Conselho Fiscal da CDL-VR e representante da entidade no Comitê, reforçou a necessidade de tirar o estigma negativo destas pessoas e dos empresários de dar oportunidade a elas. “Temos que tirar o morador de rua da invisibilidade. Sensibilizar também a sociedade para ver que esse é um momento difícil pelo qual a pessoa está passando. É preciso fazer essa mobilização para mudar a vida deles e estamos aqui para representar isso”, afirmou.

Volta Redonda emitirá alvará para novas empresas em até duas horas

Com objetivo de desburocratizar ainda mais sistemas e melhorar o ambiente de negócios, Volta Redonda passou a ter o alvará automatizado, que permitirá emissão do documento em até duas horas. O novo serviço foi firmado em convênio entre a Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerj) e a Prefeitura de Volta Redonda.

O assessor da presidência da Jucerja, Delmir Custódio, explicou como irá funcionar essa nova mudança na sistemática. “O alvará vai ser concedido de forma automática para aquelas empresas considerada de baixo risco. Sem análise humana. Após dar entrada na Junta Comercial, em até duas horas, já sai o CNPJ, Registro da Junta, Inscrição Estadual e Alvará do Município”, contou Delmir.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães destacou que a melhorar o ambiente de negócios favorece a geração de empregos. “Aqui estamos expandindo, com todos os municípios do Médio Paraíba, as boas práticas de desburocratização na abertura de empresas no município de Volta Redonda e que tem alavancado a geração de emprego”, disse Joselito.

A Rede de Agentes, que conta com nove representantes da prefeitura de Volta Redonda e tem o objetivo de promover as condições favoráveis e fortalecer um ambiente propício ao desenvolvimento sustentável na região. O resultado é a atração de mais empresas, fomentando as já existentes e com isso gerando mais empregos. Ao todo, onze cidades fazem parte da Rede.