Aconteceu

Revista O Lojista - edição 175 - página 4 - 22/07/2019

O 1º Volta De Boteco, festival gastronômico de Volta Redonda, foi um sucesso. Durante 20 dias, os bares e restaurantes venderam os pratos que concorreram no festival com preço único de R$ 20,00 e os consumidores puderam votar no melhor. Dez finalistas foram escolhidos em três categorias: Atendimento, Temperatura Chopp/Cerveja e Melhor Petisco. No domingo, 30/06, na Praça Pandiá Calógeras, no bairro Sessenta, foram divulgados os ganhadores de cada categoria. A Casa Relicário ganhou como Melhor Petisco, com o prato, trouxinha arretada e a choperia Boca Maldita ganhou os primeiros lugares em Atendimento de Temperatura de Chopp e Cerveja. Também foram premiados os dez garçons melhores avaliado.  Jorge Rodrigues, do Bar do Tchelo, foi eleito o Melhor Garçom da Cidade.

O presidente da CDL Jovem, Bruno Freitas, representou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR), parceira do evento e entregou o troféu de segundo lugar na categoria Temperatura de Chopp e Cerveja para o Barão Buffalo Wing. “Foi um evento maravilhoso, que durante o mês de junho ajudou a divulgar o setor de bares e restaurantes, atraindo pessoas de todas as cidades e culminou com essa grande festa. Todos que participaram da organização, patrocinadores e parceiros estão de parabéns”, afirmou.

Durante o dia, os visitantes puderam provar os pratos, que foram vendidos com o preço fixo de R$ 20. Para trazer o clima de boteco, o bar vendeu chope a preço popular. A dupla Waguinho e Nigéria abriu a programação musical com repertório de samba e pagode, e, em seguida, foi a vez de Figurótico e Ranieri animarem o público com repertório de pop rock nacional e internacional. Para a criançada, foi montada uma Área Kids, com monitoria e brincadeiras como futebol inflável, escalada inflável gigante, tobogã gigante, pula-pula e mais.

O Volta de Boteco é um evento colaborativo realizado pelo Polo Gastronômico, que foi criado para fortalecer a identidade gastronômica volta-redondense e estimular a economia local por meio da gastronomia. Sua formação conta com a participação de diversos empreendedores e instituições locais, incluindo a Prefeitura de Volta de Redonda, Sebrae, CDL-VR,  Aciap (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), UFF, Fundação CSN, entre outros.

Para apuração dos votos, alunos da UFF desenvolveram um software que garantiu a independência e transparência durante o processo. Para realizar o registro do voto no software, uma interface foi aberta onde selecionada a zona de apuração e em seguida inseridas as notas para cada categoria. Ao final, um relatório foi gerado com os dados computados.