Notícias

Desenvolver-se

Revista O Lojista - edição 173 - página 7 - 06/05/2019

Especialistas dizem que trocamos de geração para geração com uma velocidade nunca antes vista, de dez em dez anos, o que implica uma troca veloz de faixas etárias dentro de uma empresa. Em especial vivemos o momento da ascensão dos jovens oriundos da era da internet, aqueles que nasceram já na era digital. Por isso saber lidar com as gerações é de suma importância.
 
E você sabe identificar as pessoas que estão a sua volta e suas gerações?  

A geração Baby Boomer

“Baby Boomer” traduzido para o português significa “explosão de bebês”, fenômeno social ocorrido nos Estados unidos no final da Segunda Guerra, os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma época. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. 

A Geração X

Diferente da geração Baby Boomer a geração X nasce em um mundo já tecnológico, da década de 60 até o final dos anos 70. Dentro das empresas é uma geração que não se rende ao novo com facilidade. 

A Geração Y

Nascidos entre 1984 e 1990 essa geração, tem sede por viver novas experiências, ocasionando grande frustração quando as promoções na carreira demoram e não são frequentes. É a geração que viveu maior quebra de paradigmas e avanços na área da saúde e tecnologia. Logo se destaca pela capacidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, como ouvir música, navegar na internet, ler os e-mails, etc. 

A Geração Z

Geração dos excêntricos, sentar à mesa não significa mais que as relações virtuais, nascida em meados dos anos noventa, a geração Z é contemporânea a uma realidade conectada à internet, apresentam um perfil imediatista, sem paciência em ensinar coisas que para eles são obvias, como a utilização de eletrônicos. Esse tipo de atitude sugere que tais jovens terão dificuldades em trabalhar em equipe. 

Devido à troca rápida e o volume de informações necessárias para a realização das tarefas diárias, será cada dia mais comum, gestores oriundos das gerações baby Boomer e X tornarem-se mais Y.
Por isso, meus amigos/as, gosto de dizer que as empresas que terão sucesso no futuro serão aquelas com a maior capacidade de administrar o bem-estar coletivo, através da boa conectividade entre gerações. 

* Rafael Mendes é diretor de Comunicação e Tecnologia da CDL-VR e sócio e professor de dança da República do Movimento, formando em dança, estudante de Pedagogia, com ênfase em pedagogia empresarial. Formado também pela sociedade latino americana de coaching e analista comportamental DiSC.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir