Notícias

Educação

Revista O Lojista - edição 171 - página 10 - 07/03/2019

A importância de entrar numa sala de aula e estudar, aprender o que o professor ensina é inquestionável, mas, atualmente, essa dinâmica tem sido observada de uma maneira diferente. A escola tem se desenvolvido para além do ensino básico, como ler, escrever e fazer contas, por exemplo. A preocupação de formar um cidadão é cada vez mais evidente. 

Baseado nessa nova situação, o Colégio Tiradentes, que fica no bairro Tiradentes, em Volta Redonda, tem inovado no ensino, oferecendo ao aluno formas de criar uma consciência social muito importante. “Nós incluímos na nossa grade o empreendedorismo. Uma forma de fazer com que o aluno saia daqui com capacidade criativa. Atualmente, as pessoas pensam cada vez mais em ser empregador, ter o próprio negócio, então, incentivamos isso”, disse a diretora da escola, Eliane de Oliveira. 

Elaine explica que a escola há muito tempo deixou de ser um espaço aonde os alunos são apenas espectadores. “O sistema no qual o professor é a figura principal que, no caso, ensina as disciplinas fundamentais ao estudante, atualmente dá lugar a outra perspectiva, na qual o aluno é muito mais ativo e participativo, por ter mais acesso a informações”, complementa. 

#galeria#

Seguindo essa linha, a direção do colégio busca se atualizar e tornar o profissional de ensino cada vez mais qualificado. “O professor precisa entender o aluno do século 21, que já nasce com a tecnologia a seu dispor e, consequentemente, com a informação também. Ele tem que ser capaz de lidar com isso na sala de aula e utilizar essas ferramentas tecnológicas para potencializar o conhecimento”, disse a coordenadora Liliane de Freitas. 

Ainda sobre a formação de cidadãos, Eliane disse que os trabalhos sempre são voltados para criar uma conscientização social. “Sempre criamos ações para que os alunos ajudem uma instituição que precise. No ano passado realizamos trabalhos na matéria de empreendedorismo e a arrecadação, ainda que simbólica, foi toda revertida para um asilo aqui da região”, acrescentou.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir