Reunião discute fortalecimento do setor gastronômico

Revista O Lojista - edição 171 - página 9 - 07/03/2019

Um dos setores que mais crescem no município de Volta Redonda é o de gastronomia, com a abertura de novos bares, restaurantes, lanchonetes, tornando a cidade um pólo de referência no segmento regional. Para buscar mais capacitação e promover o setor, foi realizada no dia 25/02, uma reunião no Sebrae, com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR), Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda (Sicomércio-VR), Fundação CSN, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e outros possíveis parceiros para desenvolvimento de novas  ações. O encontro também reuniu mais de 30 empresários e representantes do segmento de gastronomia, que representa mais de 30% do comércio da cidade.

Entre as propostas apresentadas, está a realização de um festival gastronômico envolvendo todos os restaurantes que aderirem ao projeto, em formato, local e dia a serem definidos, mas com o objetivo de atrair novos consumidores, divulgar a marca de cada uma das empresas, para o fortalecimento da imagem. “Achei muito bacana a ideia de promover um festival gastronômico. A nossa cidade tem vários excelentes restaurantes que precisam ser conhecidos também por outras pessoas, moradores de outras regiões, além disso, um evento desse porte pode fomentar também outros setores, como o de hotelaria, por exemplo. Com certeza, vamos estar juntos em mais esse projeto de fortalecimento do comércio da nossa região”, comentou o presidente da CDL-VR, Gilson de Castro.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães, esse foi o primeiro passo para fomentar o setor gastronômico. “Nesse primeiro momento, reunimos todos esses atores para compartilharmos a proposta que foi muito bem recebida por todos e num próximo encontro já apresentaremos um projeto de eventos para este ano”, afirmou Joselito. Segundo ele,  esse projeto de dar um suporte maior ao setor de gastronomia também envolve o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, além de instituição de cursos profissionalizantes como o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).