Espaço Tributário

Revista O Lojista - edição 170 - página 8 - 08/02/2019

A figura do contador vem se desenvolvendo e se destacando cada vez mais junto às empresas. E uma das áreas de maior relevância é a contabilidade gerencial, que tem se apresentado como um diferencial para que uma empresa ganhe mais espaço no mercado. Você vai conhecer um pouco mais sobre essa área, qual sua importância na gestão de negócios e quais os conhecimentos necessários para trabalhar com ela.

O QUE É CONTABILIDADE GERENCIAL

A contabilidade gerencial pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, como a contabilidade financeira; a de custos e a análise das demonstrações contábeis; que, quando combinados, fornecem informações valiosas para o processo de tomada de decisão nas empresas.

Dentro do contexto empresarial, a contabilidade gerencial volta-se para o usuário interno, alimentando diferentes planilhas, relatórios e outras ferramentas que fornecem dados para comparações, elaboração de orçamento, delimitação do ponto de equilíbrio, mix de produtos, correta definição do preço dos produtos ou serviços e até mesmo na definição de metas e objetivos da empresa.

Com a utilização da contabilidade gerencial, é possível também comparar a sua empresa com concorrentes e utilizar dados do mercado para entender melhor o contexto em que você está trabalhando, utilizando previsões e tendências para projetar o futuro de suas atividades e de seu negócio como um todo.

A contabilidade gerencial também pode ser empregada para adequar as ferramentas de gestão ao momento em que a empresa se encontra, já que existem diferentes estratégias que podem ser usadas para o lançamento, expansão ou busca de novos consumidores ou mercados.