Notícias

Conversando com o SEBRAE

Revista O Lojista - edição 169 - página 28 - 04/12/2018

* Louise Nogueira  

Há cinco anos, o projeto Sebrae na Mesa teve a intenção de disseminar conhecimento qualificado para os empresários de alimentação fora do lar. O projeto foi lançado na sede do Sebrae Rio, no Centro da capital fluminense, com o seminário que buscava falar a respeito da identidade gastronômica do estado. Grandes nomes da gastronomia estiveram presentes neste dia: a chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca; tia Penha, do Cantinho da Tia Penha; e Regina Tchelly, do Favela Orgânica. Após cinco anos, os fóruns se consolidaram como um forte instrumento de geração de conteúdo qualificado para o segmento de alimentação. 

Nos anos seguintes, os fóruns foram sendo realizados somente na cidade do Rio de Janeiro, duas vezes ao ano. Vários temas foram abordados e diversos chefs de cozinha, especialistas do setor, jornalistas e estudiosos estiveram presentes nas oito edições do fórum na capital. Aos poucos, o evento foi se consolidando e empresários de diferentes cidades do estado começaram a vir para aprender mais sobre as tendências do segmento e conhecer chefs famosos, como Flavia Quaresma, Elia Schramm e Oscar Bosch, de São Paulo.  Temáticas como mercado, atendimento, experiência gastronômica e gestão financeira marcaram os fóruns de 2014 a 2018. 

A partir de 2016, os fóruns Sebrae na Mesa saíram da fronteira da capital para ganhar os municípios da Região Metropolitana e do interior do Estado. Foi uma excelente oportunidade para muitos empresários, estudantes de gastronomia e potenciais empreendedores estarem mais próximos de uma informação mais atualizada do setor de alimentação, além de conhecer melhor o projeto Sebrae na Mesa e todas as suas ações. Em três anos, foram mais de 30 fóruns realizados, recebendo um público estimado de 3 mil pessoas interessadas em um conteúdo diferenciado. A partir dos fóruns, o projeto Sebrae na Mesa pôde expandir ainda mais a sua atuação. Hoje, o projeto está presente em 24 municípios do estado, atendendo diretamente mais de mil empresários. 

Na Região Metropolitana, o Sebrae Rio  já realizou fóruns na cidade do Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Já na Região Sul Fluminense, os fóruns ocorreram em Paraty, Angra dos Reis, Penedo e Volta Redonda. Na Região Serrana, tivemos fóruns em Miguel Pereira, Nova Friburgo e Itaipava. E, finalmente, na Região Norte e Lagos, os fóruns ocorreram nas cidades de Cabo Frio, Búzios, Campos, Macaé e Itaperuna. Em todas essas localidades, os empresários avaliaram muito bem os seminários, com mais de 90% de aprovação. 

A partir de 2019, o Sebrae Rio, por meio do projeto Sebrae na Mesa, promete levar os fóruns para serem transmitidos ao vivo nas redes sociais a fim de atingir um número maior de participantes ativos. É dessa forma que o projeto Sebrae na Mesa atende: utilizando os maiores especialistas e representantes do setor para disseminar conteúdo qualificado e diferenciado para quem quer abrir um negócio de alimentação ou já tem o seu, mas deseja crescer. Vem com a gente!

* Louise Nogueira  é gestora estadual de Alimentação Fora do Lar do Sebrae Rio

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir