Sebrae na Mesa

Revista O Lojista - edição 169 - página 26 - 04/12/2018

Mais de trezentas pessoas lotaram o auditório da CDL de Volta Redonda para ouvir os depoimentos inspiradores de três empreendedores de sucesso durante a 3ª edição do fórum “Sebrae na Mesa”, que este ano apostou no tema “Ousar, Sonhar e Inovar”.  Verbos conjugados na íntegra pelos convidados Robinson Shiba, Antônio Moreira Leite e Teresa Corção, que mostraram muito mais do que trajetórias vencedoras, eles são exemplo de amor à gastronomia. O evento foi aberto pela coordenadora de Alimentos do Sebrae Rio, Mariangela Rosseto; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Volta Redonda, Joselito Magalhães; e pela vice presidente da CDL de Volta Redonda, Elida Leal.

Esta edição do Fórum teve 286 ingressos vendidos e 20 bolsas distribuídas, um total de 306 participantes. “O evento foi um sucesso de público, mas, principalmente, de conteúdo. Foi muito importante para os empresários poderem se conectar e conhecer outras jornadas empreendedoras, histórias de sucesso, com desafios e superação. Foi uma grande oportunidade de aprendizado para todos”, afirma Paola Techini, analista do Sebrae.

Shiba, conhecido como um dos tubarões do programa Shark Tank Brasil, tem uma história de ousadia, perseverança e criatividade. Ele abandonou a odontologia, viajou pelos Estados Unidos e em 1992 começou a vender comida chinesa na caixinha, inaugurando o sistema de delivery no país, ao criar um dos maiores sucessos nacionais, o China in Box. Hoje ele é CEO do Grupo Trend Foods, que reúne além do China in Box, o restaurante japonês Gendai. Conta com 230 lojas franqueadas somente do restaurante chinês; gera 4.500 empregos diretos e vende 1 milhão e 200 mil refeições  por mês. “Aprendi fazendo, errando, mas nunca pensei em desistir. Em três anos pretendo dobrar o número de lojas e gerar novos empregos. É um circulo virtuoso”, disse.