Espaço Tributário

Revista O Lojista - edição 167 - página 25 - 02/10/2018

Recentemente na Operação Lava Jato, a figura do profissional contábil foi exigente para traduzir junto ao judiciário a lisura dos balanços Contábeis das organizações e pessoas físicas envolvidas.  O papel dos profissionais da contabilidade, considerando as transformações dos mercados e as exigências crescentes da cidadania por condutas e princípios corretos, transcendentes á elaboração, análise e avaliação das demonstrações contábeis, ganhando cada vez mais importância também no tocante á orientação das organizações na direção de procedimentos técnicos e eticamente corretos. A busca por maior transparência, melhoria de processos e cultura preventiva da corrupção e subornos torna-se meta permanente a ser perseguida pelos gestores das áreas públicas e privada.

A responsabilidade é grande no enfrentamento desse desafio. Por isso, os profissionais da contabilidade precisam estar abertos ás mudanças que estão alterando o cenário da profissão e dos negócios. O mundo está em constante evolução, e a profissão precisa  estar conectada e alinhada aos movimentos transformacionais e disruptivos , buscando um entendimento cada vez mais lúcido e amplo sobre a conjuntura brasileira, o cenário global e as tendências. E fundamental uma linguagem mais dinâmica e muito mais orientada aos negócios e ao mercado, obviamente obedecendo às diretrizes éticas e profissionais.

Os profissionais da contabilidade são elementos estratégicos na lógica do movimento mundial pela viabilização dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que visam reduzir as disparidades econômicas, promover ampla inclusão socioeconômica, eliminar a miséria, universalizar a saúde e a educação de qualidade e prover vida melhor para a humanidade. Porém, nada disso será possível sem economias fortes e capacidade de investimento do Estado e da iniciativa privada, que, obviamente, são potencializados pela multiplicação de empresas mais produtivas, eficientes e lucrativas e governos mais responsáveis no plano fiscal e na gestão e aplicação dos recursos públicos.
Cada vez mais preparados em termos de conhecimento e uso inteligente das tecnologias, os profissionais da contabilidade têm consciência e capacidade para atender ao convite de protagonismo que o Brasil e o mundo lhes fazem.

*Francisco Sant’anna é presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBracon).