Notícias

Dia de Finados aumenta vendas em floriculturas

Revista O Lojista - edição 167 - página 26 - 02/10/2018

O Dia de Finados possui um significado especial para nós brasileiros. Temos a tradição de deixar uma homenagem de diversas formas para os entes queridos que se foram. O fato dos cemitérios ficarem lotados movimenta a economia. As floriculturas, principalmente, tem um dia atípico de vendas, sendo considerado o mês de novembro, o melhor para o setor. 


Há uma estimativa do Sebrae que, tratando especificamente de floriculturas, a movimentação financeira desse período que antecede o dia 2 de novembro, gira em torno de R$ 900 milhões. Os únicos dias que se destacam mais são Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia da Mulher. 
A floricultura Cantinho das Flores, que fica no Aterrado, tem um aumento bastante considerável para esse dia. “Estimamos um aumento de cerca de 20% a 30% se comparado aos dias normais”, afirmou o proprietário da loja, Darcy Machado.

Ele ainda contou que as vendas poderiam ser melhores, porque nos últimos anos ganhou um concorrente inesperado: os ambulantes que ficam na porta dos cemitérios. Mas ainda assim, ele reforça o estoque para a data. “Na semana que antecede o Dia de Finados aumentamos em 30% o estoque. As flores mais vendidas são crisântemo, rosas e palmas”, disse.

#galeria#

Para ter um dia de vendas de sucesso é necessário oferecer outros produtos nesse dia também. Além de utilizar as redes sociais, o que vem se tornando cada vez mais essencial no mercado, o empresário do ramo de flores pode investir também em porta-retratos, velas e terços, por exemplo. Esses são alguns dos produtos que os clientes mais procuram também. Além disso, muitas famílias antecipam as visitas aos túmulos de familiares mortos para evitar o tumulto. 

Volta Redonda tem dois cemitérios, um municipal, que fica no bairro Retiro, e outro é particular. Nos dois, há missas e outras celebrações religiosas na data. O Portal da Saudade fica no bairro São Geraldo e tem uma programação diferenciada para tentar amenizar a dor das pessoas num dia de saudade como esse. A programação é divulgada no site www.portaldasaudade.com.br.

Cuidado com a Dengue

Uma alerta para quem vai levar flores no Dia de Finados, é o cuidado com a Dengue. Não coloque vasos que possam acumular água parada, que se tornam um ambiente propício para o desenvolvimento das larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor não só da dengue, como de outras doenças perigosas e comuns nesta época do ano, quando chove mais. 

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir