Comércio e Serviço

Revista O Lojista - edição 167 - página 27 - 02/10/2018

O setor de Comércio e Serviço é um dos mais importantes para economia do país. O setor terciário da economia, como é conhecido, é responsável pela maior participação na composição da riqueza nacional. A participação é de cerca de 55% no Produto Interno Bruto (PIB), segundo apontam dados do portal The Cities.

Aqui em Volta Redonda, a Cristal Arte & Festa representa muito bem a classe. A empresa oferece, além da loja de artigos para festa, uma escola de culinária. A proprietária, Ana Alves, busca oferecer qualidade de produtos para os clientes e a oportunidade de aprendizado em culinária, com foco no empreendedorismo.

O LOJISTA: Como foi a criação do curso e da loja Cristal Arte & Festa?

Ana Alves: Nós criamos os dois juntos em 2001. Eu tive a vontade de me tornar empresária, ser dona do meu próprio negócio e fiquei motivada a montar a loja. Esse já era um ramo que eu tinha bastante interesse. Na loja, trabalhamos com artigos de festa e o curso é de confeitaria e salgados.

O LOJISTA: Qual é o objetivo do curso?

Ana: É levar o conhecimento, especialmente para mulheres, para que elas se tornem independentes, façam a própria renda e consigam cuidar de si mesmas e da família, com incentivo ao empreendedorismo. Esse último, inclusive, é o principal objetivo: fazer com que tenham mais tempo com a família, com os filhos. É uma necessidade que eu sempre percebi.

O LOJISTA: Qual é o diferencial da loja?

Ana: O que nós temos que vejo fazer realmente a diferença é o contato próximo com o cliente. Tanto na loja quanto no curso. Inclusive o whatsapp é uma ferramenta que facilita isso. Sempre converso com clientes e alunas por lá.

O LOJISTA: Quais foram os resultados mais satisfatórios que você encontrou com o curso?

Ana: Pessoas que conseguiram verdadeiramente mudar de vida por meio do curso. Muitas das mulheres que fizeram  se tornaram empreendedoras do ramo de doces e salgados e, assim, conseguiram fazer reforma na casa, pagar faculdade e diversas outras coisas. Essa diferença que pude fazer na vida delas não tem preço.

O LOJISTA: Qual a importância que o setor de comércio e serviços tem na sociedade?

Ana: Movimenta bastante a economia. É um ramo que vem crescendo bastante. De uma maneira geral, os empresários são muito importantes para a sociedade. Poder promover o espaço para mulheres para entrarem no ramo é, sem dúvida, o quê me deixa mais satisfeita. Essa é a importância para mim.

O LOJISTA: Quais os planos para o futuro?

Ana: Nó temos duas lojas. Uma em Barra Mansa e outra em Volta Redonda. Os projetos são de ampliar a loja de Volta Redonda e continuar administrando o crescimento da loja de Barra Mansa.

O LOJISTA: Qual a importância da parceria com a CDL-VR?

Ana: A CDL é uma instituição tradicional e muito importante na cidade. Nós utilizamos a Central de Empregos para conseguir colaboradores de qualidade e também temos uma parceria muito forte com o Sebrae, que é parceiro da CDL-VR também. Participo sempre que posso dos cursos.