Saúde em Dia

Revista O Lojista - edição 167 - página 29 - 02/10/2018

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo, especialmente após os 50 anos. Por isso, este mês é dedicado à conscientização da importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total.

A doença pode ser detectada em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. Por isso, é importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama: nódulos fixos e geralmente indolores; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito; pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; saída de líquido anormal das mamas.

A orientação é que a mulher faça a observação e a auto palpação das mamas sempre que se sentir confortável - no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano - sem necessidade de uma técnica específica de autoexame. A descoberta precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia. A recomendação no Brasil é que a mamografia seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

É possível prevenir?

Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir o câncer de mama. Segundo dados do Inca, estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal, evitar a obesidade e o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir a doença.