Conversando com o Sebrae

Revista O Lojista - edição 163 - página 25 - 08/06/2018

Além disso, participar do Programa também contribuiu para que a Prefeitura acelerasse algumas inciativas que, provavelmente, só saíssem do papel daqui a alguns anos. Como o desenvolvimento de um mapa de oportunidades e marketing da cidade, visando o aumento dos investimentos locais, o planejamento estratégico para incremento das receitas e o aprimoramento de legislação específica, com o intuito de desburocratizar e facilitar a legalização dos novos pequenos empreendimentos. Apenas para citar algumas ações.

O Programa Cidades Empreendedoras, iniciativa inédita do Sebrae do Rio de Janeiro, mobilizou diretamente mais de 300 gestores públicos dos municípios de Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, São Pedro da Aldeia, Três Rios, além de Volta Redonda. O formato de game permitiu engajar a gestão pública e lideranças locais de forma transparente e online. O programa envolveu secretários municipais de governo, desenvolvimento econômico, fazenda, administração, planejamento, saúde, meio ambiente, educação, agentes de desenvolvimento, procuradoria, controle interno, além de lideranças empresariais, representantes do legislativo local e equipe do Sebrae/RJ, que se reuniu mensalmente durante o ano de 2017 para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas.

Mas o programa é apenas um dos caminhos traçados pelo Sebrae no estado do Rio de Janeiro com o objetivo de apoiar e incentivar o Poder Público para oferecer um ambiente favorável e soluções inovadoras para atrair novos negócios. Muito mais tem sido feito e terá continuidade por meio de programas como o “Lidera Rio”, formação de líderes públicos nos municípios, ou o “Líder Liderança”, voltado para o desenvolvimento regional, entre muitos outros.

* Ana Lúcia de Araújo Lima é coordenadora regional do Sebrae/RJ, formada em Direito, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios e Inovação pela HSM e MBA – Estratégia Industrial e Gestão de Negócios pela UFF