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Mesa Contábil

Revista O Lojista - edição 163 - página 27 - 08/06/2018

Aconteceu nos dias 23 e 24 de maio, o décimo encontro “Mesa Contábil”, no auditório da CDL-VR (Câmara de Dirigentes e Lojistas de Volta Redonda). O evento, que tem o objetivo de proporcionar a formação técnica dos profissionais e é gratuito, reuniu cerca de cem participantes. O curso falou sobre EF, Reinf, Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras informações fiscais.
O projeto é realizado em parceria com o CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e a Aescon (Associação das Empresas de Serviços Contábeis), buscando informar os contadores e setores de Recursos Humanos dos associados a CDL-VR. “Nossa Mesa Contábil tem uma média de participação de 80 pessoas, o que é a maior do Estado do Rio de Janeiro, e é um sucesso que pretendemos continuar realizando”, afirmou Evandro Glória, diretor Tributário e de Desenvolvimento da CDL-VR. 

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O primeiro dia
A palestra ficou por conta da professora Cláudia que falou sobre informações fiscais. E informou aos participantes sobre a vigência desse sistema e os prazos que são de grande importância para que os profissionais não fiquem em débito com seus clientes. “O conselho, junto com a CDL, teve esse compromisso maravilhoso para manter esses profissionais atualizados”, disse.
André Luiz, contador da Drogaria Retiro, tirou suas dúvidas sobre o Reinf, que é uma obrigação nova e falou sobre a importância dessa realização. “Esse curso agrega muito no nosso conhecimento e relembrando essa teoria, conseguimos aplicar no nosso trabalho na empresa, como já aconteceu em outras participações”, comentou.  

O segundo dia
A professora Samantha Pinheiro da Silva falou sobre Imposto de Renda, fazendo uma conscientização sobre a necessidade do mapeamento de processos junto aos clientes. “As empresas ficarão mais expostas quanto às retenções informadas, tanto de INSS quanto de Imposto de Renda e outras contribuições sociais, que serão obrigações mensais. Os clientes precisam ter atenção aos prazos e os profissionais às penalidades que podem haver em informações não prestadas em tempo hábil”, falou a palestrante. 
O analista de controladoria, Francis Rocha, contou como vai aplicar esse conhecimento no seu dia a dia. “Nós, voltando para a empresa com essa informação, poderemos até questionar o contador sobre onde podemos economizar na questão de imposto e carga tributária, para obtermos um lucro maior”, afirmou.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir