Notícias

Saúde dos olhos: saiba como prevenir a conjuntivite

Revista O Lojista - edição 162 - página 28 - 20/04/2018

Coceira nos olhos e inchaço. Geralmente é assim que os primeiros sintomas da conjuntivite se manifestam. A doença, uma inflamação da conjuntiva – membrana que recobre a parte branca dos olhos - pode ocorrer em qualquer época do ano, principalmente, no período mais seco. Entre os meses de janeiro e março de 2018, os casos de conjuntivite aumentaram em Volta Redonda e cidades adjacentes e, por isso, é preciso ficar em alerta sobre as formas de prevenção da doença.

De acordo com a médica, Keila Barros, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Unimed Volta Redonda, existem três tipos da doença: viral, bacteriana e alérgica. “O surto de conjuntivite que ocorre na região é provocado pelo vírus, que normalmente não tem complicação. É transmitida pelo contato e em locais com aglomeração de pessoas, como escolas, creches, empresas, entre outros”, ressaltou. 

A prevenção é fundamental. Uma das medidas mais eficazes, segundo Keila Barros, é a higienização das mãos. Também deve-se evitar compartilhar maquiagens, roupas de cama e banho, além de locais com muita gente. Nos casos em que a pessoa já contraiu a doença, a recomendação é não coçar os olhos, utilizar materiais descartáveis, lavar as mãos com frequência, utilizar álcool em gel e fazer compressas. 

“O risco de transmissão da conjuntivite é maior dentro de casa. Por isso, devemos ter atenção a pequenos detalhes”, finalizou a médica. Em qualquer situação, a doença deverá ser tratada somente com medicamentos prescritos pelo médico. 

Fonte: Unimed Volta Redonda

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir