Notícias

Design Thinking – Identificando uma oportunidade de negócio

Revista O Lojista - edição 161 - página 22 - 22/03/2018

* Jayme Souza Filho

Um empreendedor é aquele que tem a capacidade não só de sonhar, mas de realização, portanto é fundamental distinguir uma ideia de uma oportunidade de negócio. A oportunidade é a alavanca para o empreendedorismo. Um empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade onde outros nada veem.

O design thinking é uma abordagem sistêmica para solução de problemas que começa por um olhar para o mercado consumidor e a capacidade de criar um futuro melhor para ele. Como qualquer processo, o design thinking será praticado em vários níveis, por pessoas com diferentes talentos e capacitações, sempre com o objetivo de descobrir oportunidades.

É um processo de design que lida com quatro questões bem básicas, correspondentes a quatro estágios: O que é? E se? O que surpreende? E O que funciona? O estágio “O que é” explora a realidade vigente. O estágio “E se” imagina um novo futuro. O estágio “O que surpreende” faz algumas escolhas e o estágio “O que funciona” coloca a ideia no mercado.

O que é? Toda inovação bem-sucedida começa por uma avaliação precisa do presente, da realidade vigente. É preciso prestar atenção redobrada no que está acontecendo hoje para identificar o verdadeiro problema ou oportunidade que queremos atacar. 

E se? Consideram-se novas possibilidades, tendências e incertezas, desenvolvendo hipóteses quanto aos possíveis contornos de um futuro desejável. 

O que surpreende?  A procura deverá ser por aquilo que carrega um “Uua” em potencial, uma reviravolta nos valores do cliente, com um potencial atraente de lucro.

O que funciona? Sugere-se uma experimentação, um protótipo com alguns clientes para ver o que acontece. Por fim sugere-se uma co-criação com o cliente. Não existe maneira mais eficaz de reduzir riscos em qualquer iniciativa de crescimento do que engajar os clientes em seu design.

Combinar ideias com a necessidade e/ou desejo do cliente é a chave para o surgimento de grandes oportunidades!

* Jayme Souza Filho é administrador de Empresas, atua há 21 anos como analista do Sebrae/RJ e  há nove anos como professor em Empreendedorismo pela AEDB (Associação Educacional Dom Bosco). Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e em Comércio Exterior para as Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Católica de Brasília

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir