Nova diretoria da CNDL e SPC Brasil toma posse em cerimônia concorrida

Revista O Lojista - edição 161 - página 20 - 22/03/2018

Prestigiada pela classe política de Brasília, que compareceu em peso, o novo presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, tomou posse na noite do dia 6 de março, em evento que lotou os salões do hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília. Na ocasião, também assumiram seus cargos os diretores da CNDL e do Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), bem como os presidentes das Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL´s).

Os ministros Alexandre Baldy (Cidades) e Marcos Jorge Lima (Indústria, Comércio Exterior e Serviços), além do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, cumprimentaram pessoalmente a nova diretoria. “Numa economia profícua, o setor de varejo é o maior beneficiado. Que possamos fazer um Brasil de conquistas, de vitórias, para que a vida fique cada vez melhor”, conclamou Baldy.

O governador, por sua vez, ressaltou que, se há uma retomada da economia no Brasil, isso muito se deve à perseverança e ao esforço dos empreendedores do varejo. E aproveitou para fazer dois pedidos à nova diretoria. “Em primeiro lugar, que a CNDL faça em Brasília o Museu do Varejo. Terá todo o nosso apoio. Também faço um convite especial para que o SPC construa aqui a sua sede nacional, no nosso novo parque tecnológico”, disse Rollemberg.

A cerimônia teve ainda a presença de dezenas de parlamentares, entre senadores e deputados federais, bem como secretários de estado, prefeitos e o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos. Ele reforçou a importância das parcerias da instituição que preside com o Sistema CNDL e a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS). “Precisamos reconstruir o Brasil de baixo para cima e, por meio da capilaridade da CNDL, conseguimos chegar ao Brasil real”, observou Afif.

CERIMÔNIA

Em seu discurso de posse, o novo presidente da CNDL, José César da Costa enumerou algumas das prioridades de sua gestão, como a implementação do cadastro positivo, a regulamentação de feiras itinerantes e a derrubada do veto ao Refis das micro e pequenas empresas. E aproveitou para anunciar aos presentes a assinatura, pouco antes da cerimônia, de um Acordo de Cooperação Técnica com o Banco Central para a promoção da cidadania financeira.

“Unimos nossa expertise com o Banco Central do Brasil, instituição que é uma referência no sistema financeiro. Será utilizada a capilaridade do nosso sistema, para que as ações do Banco Central sejam aplicadas em prol do aquecimento da economia e cheguem até a nossa rede de associados e empresários.”

Aos diretores empossados, Costa pediu empenho e auxílio, enfatizando que sua gestão será marcada pela união de institucional e serviços: “Este é o compromisso que assumimos: trabalhar juntos. A CNDL sempre estará ao lado das bandeiras em seus estados”, assegurou o presidente.

A programação começou com uma missa em ação de graças, na Catedral Metropolitana de Brasília. A solenidade noturna, no Hotel Royal Tulip Alvorada, reuniu mais de 500 convidados.

O primeiro a falar foi Honório Pinheiro, que transmitiu oficialmente o cargo a José César da Costa. Ele destacou os principais programas da sua gestão, como o PNDV, Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo, em parceria com o Sebrae, que realizou mais de 40 seminários em todo o país para reunir demandas e propostas do setor de varejo para embasar a elaboração de políticas públicas. “O momento é de agradecer e desejar sucesso à nova gestão. Pensar como um sistema significa agir de forma uníssona para criar oportunidades aos varejistas”, afirmou.

Bruno Falci, presidente do Conselho Deliberativo da CNDL, também subiu ao palco. O dirigente reforçou a necessidade de lutar no parlamento pela aprovação do cadastro positivo. “Quem faz a riqueza de uma nação é o setor produtivo – empresários e trabalhadores – e os beneficiados são todos os setores da economia”, comentou Falci.

O novo corpo de dirigentes da Confederação promete atuar em conjunto em prol das pautas do comércio e serviços, em parceria com as frentes parlamentares da Micro e Pequena Empresa e do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, bem como da UNECS.