Outono-Inverno é sinônimo de novas oportunidades de vendas

Revista O Lojista - edição 161 - página 14 - 22/03/2018

O Outono chegou bem antes em Volta Redonda. Apesar de começar só no dia 21 de março, o comércio da cidade já se planejou antecipadamente para esta estação. O motivo do adiantamento é estar preparado para atender a demanda, que aumenta significativamente no tempo com temperaturas mais baixas. E não é só o ramo de roupas, outros segmentos como alimentação e calçados também sentem uma movimentação maior de clientes à procura de seu produto.

No ano passado, o Google realizou uma pesquisa sobre as mudanças no consumo dos brasileiros durante o clima mais frio. Como resultado, o estudo mostrou que a procura por compras no geral aumenta 10% durante o Inverno.  E já que a coleção Outono-Inverno já está chegando às lojas, esse crescimento já está começando a ser sentido pelo comércio.

Em entrevista ao jornal Estadão, a responsável pela pesquisa e analista do Google, Aline Prado, contou que o brasileiro tende a criar um inverno semelhante àquele que existe no seu imaginário. Ela explicou que a estação é um processo criativo. “Já que no Brasil não faz tanto frio, não tem neve e outras características da estação, então, é preciso produtos que criem essa realidade”, analisou.

E essas mudanças climáticas e comportamentais já começam na estação anterior. Por isso, o aumento de vendas começa a ser sentido no Outono, que é a transição entre o Verão e o Inverno. Neste período, roupas mais quentes ganham espaço no guarda-roupa; pratos mais quentes na mesa do consumidor; e sapatos fechados, nas sapateiras. Os comerciantes de Volta Redonda têm apostado na variedade de produtos, cores e gostos para conquistar e fidelizar o cliente.

Vestuário

“Esta estação traz muito retorno para o meu ramo. Ela significa mais seriedade da coleção e é justamente o que queremos trazer. As pessoas estão mais centradas neste período, então, estamos esperando um bom retorno.” Amanuel Andrade, proprietário da Nahal Andrade

Sapatos

“O Outono significa aumento nas vendas para nosso segmento. Nós trazemos uma nova coleção e isso atrai muito os clientes. Estamos otimistas e esperando um crescimento nas vendas.” Renata Maciel, gerente da Peg Shoes.

Alimentação

“Para este outono, minhas expectativas são as melhores possíveis. Com o clima mais ameno, o consumo do café aumenta e traz um retorno financeiro significativo para a gente.” André Barbosa, proprietário do Café 33